De acordo com o relatório Putting Sustainability at the Top of the Telco Agenda, do BCG - Boston Consulting Group, o setor de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação é responsável hoje por cerca de 3% a 4% das emissões globais de CO2, taxa correspondente a cerca de duas vezes a do setor de aviação, um dos mais cobrados por seus impactos ambientais.

As empresas de telecomunicações impulsionaram o resultado, com cerca de metade dessas emissões (1,6% do total global). O principal motivo foi o aumento da demanda por serviços de comunicação digital causado pelo isolamento social e o home office durante a pandemia. Só em 2021, a consultoria prevê crescimento de 60% no uso de dados globalmente e projeta que data centers usarão 8% da eletricidade global até 2030.

“Para reverter o cenário, medidas significativas precisam ser tomadas, como a adoção de padrões maiores de sustentabilidade para a empresa e seus fornecedores, políticas compartilhadas para rastrear os impactos ambientais, uso de energias renováveis e melhoria da eficiência energética dos produtos”, diz Nuno Gomes, diretor executivo e sócio do BCG Brasil.

Segundo estimativa do BCG, ao alavancar ações sustentáveis como as sugeridas, as empresas de TIC podem reduzir 15% das emissões globais até 2030, mais de um terço do necessário para cumprir as metas globais de sustentabilidade. A partir daí, 12,1 giga toneladas de CO2 deixariam de ser lançados no meio ambiente e seria gerada uma economia de US$ 6,5 trilhões. Porém, se o ritmo atual continuar, as TICs devem chegar a ser responsáveis por 14% do CO2 emitido globalmente até 2040.

Além da questão ambiental, o relatório avalia que os produtos de sustentabilidade podem representar uma vantagem competitiva para as empresas de telecomunicações: os consumidores mais jovens estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos sustentáveis.

“O estudo diz que cerca de 90% das emissões de telecom são indiretas, ou seja, essas empresas precisam assumir a vanguarda da mudança sustentável em toda a sua cadeia produtiva, colocando em prática as estratégias para reduzir impactos ambientais e assumindo compromissos e iniciativas colaborativas com outras organizações”, finaliza Gomes.
A análise completa, em inglês, pode ser acessada pelo link: https://on.bcg.com/3mNE5Oh.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024