A Trend Micro Brasil, empresa especializada em soluções de cibersegurança, foi escolhida pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) para garantir a proteção dos servidores on premises e das estações de trabalho do órgão ligado ao Ministério da Justiça. Ao todo, estão sendo implementadas 6 mil licenças para endpoints e 350 da ferramenta Deep Security, solução inteligente que protege servidores e ambientes híbridos, oferecendo um conjunto abrangente de controles de segurança.

O TJ-PA decidiu elevar o nível de segurança de sua rede após sofrer um incidente doméstico em uma aplicação legada. “Já estávamos em alerta após os ataques ao STJ e ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, e tínhamos planos para investir na área de segurança, quando tivemos um incidente doméstico em uma aplicação legada. Foi uma pichação numa página secundária, que não é visível aos usuários. Após o fato, conseguimos ampliar a proteção, que inicialmente seria só para os servidores, a todas as estações de trabalho”, explica o coordenador de Suporte Técnico do Tribunal de Justiça do Pará, Arilson Galdino da Silva.

A Trend Micro foi escolhida pelo TJ-PA após a realização de prova de conceito, que é uma prática utilizada por empresas para testar soluções no mercado por meio de simulações e documentação de evidências. A parceria já vem rendendo bons resultados. “Graças a um alerta de anomalia num dispositivo da nossa rede, que apresentava características diferentes, nós identificamos uma vulnerabilidade de forma lateral. Verificamos que era um incidente de ransomware e conseguimos atuar por meio da sinalização da plataforma”, diz.

As soluções da Trend Micro estão protegendo toda a nuvem on premises, o data center do TJ-PA, o que inclui a infraestrutura de servidores virtualizados de aplicação, banco de dados, Proxy, assim como as 6 mil estações de trabalho.  Para Galdino, as ferramentas da Trend oferecem flexibilidade, agilidade e eficiência. “A parceria trouxe confiança, resultados e principalmente visibilidade, o que não tínhamos antes, não sabíamos se estávamos sendo atacados ou não. Agora eu durmo mais tranquilo, porque recebemos alertas, temos informações sobre arquivos bloqueados, atualizações necessárias. O Tribunal de Justiça é um ambiente muito crítico”, finaliza.

Segundo Renato Tocaxelli, gerente de contas de Governo da Trend Micro, o investimento do Tribunal de Justiça do Pará na área de segurança demonstra a responsabilidade do órgão e consciência do atual cenário brasileiro. “Somos um dos cinco países mais atacados por ransomware que tem focado especialmente no setor público, exatamente pelos baixos investimentos. Ao aumentar a proteção em multicamadas e profissionalizar a gestão de seus ativos, o TJ-Pará está ficando um passo à frente dos cibercriminosos”, analisa.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024