A Nutanix, especializada em computação em nuvem corporativa, foi escolhida pela Aliansce Sonae, administradora de shopping centers, para gerenciar todo o ambiente virtual do grupo, que implementou uma solução de cloud privada responsável por concentrar os dados e aplicações de todos os shoppings da companhia, gerando uma economia considerável em servidores, data centers, energia e outros custos operacionais.

A Aliansce Sonae está presente nas cinco regiões do país e nasceu da fusão entre a Aliansce Shopping Centers e a Sonae Sierra Brasil, totalizando 40 shoppings.

“Antes tínhamos um data center próprio, dentro de um dos nossos shoppings, e sentimos a necessidade de migrar o ambiente. Além de trocar a tecnologia, precisávamos realocar nossos equipamentos para um espaço que melhor atendesse as nossas necessidades. A migração foi excelente e superou as nossas expectativas, os usuários nem perceberam que ela aconteceu”, conta Marllos Chester Reis, Gerente Infraestrutura e Serviço de TI da Aliansce Sonae.

Houve também trouxe ganhos de gestão e eficiência nos processos, já que agora os colaboradores do grupo são capazes de acessar os dados de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo, que melhora a experiência do usuário e aumenta a disponibilidade. A existência de uma plataforma única facilita o trabalho por parte do time de TI, já que a gestão ocorre de forma totalmente centralizada, eliminando grande parte da complexidade que havia antes no processo.

A atualização dos ambientes, antes dividida em máquinas físicas, rede e outros, agora ocorre em ambiente e etapa únicos. Com isso, os profissionais conseguem realizar todas as atualizações necessárias, que antes demoravam cerca de um mês, em apenas alguns minutos. A Aliansce Sonae conta atualmente com um total de 20 servidores.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024