A Nutanix, especializada em computação em nuvem corporativa, foi escolhida pela Aliansce Sonae, administradora de shopping centers, para gerenciar todo o ambiente virtual do grupo, que implementou uma solução de cloud privada responsável por concentrar os dados e aplicações de todos os shoppings da companhia, gerando uma economia considerável em servidores, data centers, energia e outros custos operacionais.

A Aliansce Sonae está presente nas cinco regiões do país e nasceu da fusão entre a Aliansce Shopping Centers e a Sonae Sierra Brasil, totalizando 40 shoppings.

“Antes tínhamos um data center próprio, dentro de um dos nossos shoppings, e sentimos a necessidade de migrar o ambiente. Além de trocar a tecnologia, precisávamos realocar nossos equipamentos para um espaço que melhor atendesse as nossas necessidades. A migração foi excelente e superou as nossas expectativas, os usuários nem perceberam que ela aconteceu”, conta Marllos Chester Reis, Gerente Infraestrutura e Serviço de TI da Aliansce Sonae.

Houve também trouxe ganhos de gestão e eficiência nos processos, já que agora os colaboradores do grupo são capazes de acessar os dados de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo, que melhora a experiência do usuário e aumenta a disponibilidade. A existência de uma plataforma única facilita o trabalho por parte do time de TI, já que a gestão ocorre de forma totalmente centralizada, eliminando grande parte da complexidade que havia antes no processo.

A atualização dos ambientes, antes dividida em máquinas físicas, rede e outros, agora ocorre em ambiente e etapa únicos. Com isso, os profissionais conseguem realizar todas as atualizações necessárias, que antes demoravam cerca de um mês, em apenas alguns minutos. A Aliansce Sonae conta atualmente com um total de 20 servidores.



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025