Para ajudar os usuários a dimensionar a conexão à Internet adequada para suas necessidades, conforme as atividades desenvolvidas e os dispositivos conectados à rede, o Ceptro.br - Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR desenvolveu a ferramenta Internet que Preciso.
“A plataforma permitirá que o consumidor meça a qualidade da própria Internet a partir do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet do NIC.br e, por meio do preenchimento de um formulário, identifique suas reais necessidades, listando inclusive os provedores que atuam na região e apresentando um panorama do desempenho naquela localidade, assim o usuário pode avaliar se a conexão está adequada ao uso que pretende fazer da Internet”, explica Paulo Kuester Neto, analista de projetos do NIC.br.
O Internet que Preciso pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/31cSqvr.
Mais Notícias RTI
Workshop abordará temas como infraestrutura digital, cibersegurança e o futuro da pesquisa em tecnologias de informação e comunicação.
19/05/2026
Segundo estudo da Anlix, evasão de clientes é um dos principais fatores de pressão sobre a rentabilidade dos provedores.
19/05/2026
Modelo modular é desenhado para suportar aplicações como IA, computação em nuvem e processamento de alto desempenho (HPC).
18/05/2026