O CDH - Centro de Distribuição da Havan, localizado em Barra Velha, SC, atende diretamente cerca de 160 lojas da rede varejista, com o recebimento, separação e envio de mais de 350 mil produtos. Com 200 mil metros quadrados e 1400 colaboradores, o ambiente gerencia a saída diária de 100 caminhões em 280 docas e 20 mil caixas transportadas por hora. A automação é peça fundamental para a eficiência de todo o processo.

Até 2018, o sistema e a rede utilizados eram antigos – tinham quase 10 anos desde a última implementação – e já não suportavam toda a movimentação necessária para as demandas. Com pontos de acesso ultrapassados, os colaboradores, muitas vezes, não conseguiam acesso aos dispositivos e perdiam constantemente a conexão.

A perda de cobertura de sinal acarretava atrasos e comprometia o processo logístico do CDH. Além disso, os gestores não conseguiam manter o sistema operante e funcional como era preciso. Todo o CDH precisava passar por uma modernização de rede para suportar também a expansão do ambiente.

Ao buscar um parceiro de tecnologia, a Havan procurava e precisava de experiência, qualidade e agilidade, pois o CDH não podia parar e comprometer os seus processos. “Eles buscavam um ambiente que pudesse ser implementado com o que há de melhor em tecnologia. Desde o início do projeto até o momento atual, o espaço mais do que dobrou de tamanho”, diz Heleno Fagundes, gerente de contas da Teletex, integradora que implantou o novo sistema. Em parceria com a Cisco, foram realizados o planejamento e implantação da solução Cisco SD-Access. Foram adotados novos equipamentos de rede e conectividade WiFi, aliados a uma estrutura de conectividade via SD-WAN com a sede administrativa da Havan, localizada em Brusque, SC.

Foram instalados mais de 100 pontos de acesso e 50 switches para suportar todo o espaço com eficiência e qualidade de cobertura, além de suprir a expansão do ambiente, da rede e do número de acessos simultâneos. “O gerenciamento agora é centralizado. Antigamente tínhamos que ir em cada equipamento para fazer as configurações. Além de ser inteligente, a solução permite fazer diversas situações de automação com o ambiente”, diz Diego Machado, analista de redes Havan Labs.

Segundo ele, a solução encontrada pela integradora Teletex, em parceria com a Cisco, foi sob medida para o espaço, que contava com muitos pontos de acesso. Dessa forma, a implementação foi planejada e com a nova tecnologia e aparelhos foi possível adquirir maior eficiência no processo logístico do CDH e de toda a rede de lojas. O gerenciamento de rede se tornou ágil e funcional, possibilitando que os técnicos possam executar configurações mais rapidamente.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024