O CDH - Centro de Distribuição da Havan, localizado em Barra Velha, SC, atende diretamente cerca de 160 lojas da rede varejista, com o recebimento, separação e envio de mais de 350 mil produtos. Com 200 mil metros quadrados e 1400 colaboradores, o ambiente gerencia a saída diária de 100 caminhões em 280 docas e 20 mil caixas transportadas por hora. A automação é peça fundamental para a eficiência de todo o processo.

Até 2018, o sistema e a rede utilizados eram antigos – tinham quase 10 anos desde a última implementação – e já não suportavam toda a movimentação necessária para as demandas. Com pontos de acesso ultrapassados, os colaboradores, muitas vezes, não conseguiam acesso aos dispositivos e perdiam constantemente a conexão.

A perda de cobertura de sinal acarretava atrasos e comprometia o processo logístico do CDH. Além disso, os gestores não conseguiam manter o sistema operante e funcional como era preciso. Todo o CDH precisava passar por uma modernização de rede para suportar também a expansão do ambiente.

Ao buscar um parceiro de tecnologia, a Havan procurava e precisava de experiência, qualidade e agilidade, pois o CDH não podia parar e comprometer os seus processos. “Eles buscavam um ambiente que pudesse ser implementado com o que há de melhor em tecnologia. Desde o início do projeto até o momento atual, o espaço mais do que dobrou de tamanho”, diz Heleno Fagundes, gerente de contas da Teletex, integradora que implantou o novo sistema. Em parceria com a Cisco, foram realizados o planejamento e implantação da solução Cisco SD-Access. Foram adotados novos equipamentos de rede e conectividade WiFi, aliados a uma estrutura de conectividade via SD-WAN com a sede administrativa da Havan, localizada em Brusque, SC.

Foram instalados mais de 100 pontos de acesso e 50 switches para suportar todo o espaço com eficiência e qualidade de cobertura, além de suprir a expansão do ambiente, da rede e do número de acessos simultâneos. “O gerenciamento agora é centralizado. Antigamente tínhamos que ir em cada equipamento para fazer as configurações. Além de ser inteligente, a solução permite fazer diversas situações de automação com o ambiente”, diz Diego Machado, analista de redes Havan Labs.

Segundo ele, a solução encontrada pela integradora Teletex, em parceria com a Cisco, foi sob medida para o espaço, que contava com muitos pontos de acesso. Dessa forma, a implementação foi planejada e com a nova tecnologia e aparelhos foi possível adquirir maior eficiência no processo logístico do CDH e de toda a rede de lojas. O gerenciamento de rede se tornou ágil e funcional, possibilitando que os técnicos possam executar configurações mais rapidamente.



Mais Notícias RTI



Supermicro apresenta nova linha de soluções para infraestruturas de data center

Solução combina computação, rede, energia, resfriamento, software de gestão e serviços especializados.

19/10/2025


Prodest aumenta capacidade da rede de fibra óptica do governo do Estado do Espírito Santo

Rede governamental conta com mais de 1000 pontos ativados.

19/10/2025