A Brisanet está investindo no aumento da capacidade de transmissão de suas redes DWDM - Dense Wavelength Division Multiplexing no Nordeste. E, para isso, apostou na nova geração de transponders de 800 Gbit/s da Padtec, que serão utilizados para iluminar as rotas entre a Fortaleza, CE, e cidades da região.

Segundo Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, o investimento vai ao encontro da estratégia da operadora de preparar sua infraestrutura óptica para a chegada do 5G, prevista para 2022. “Dessa forma, será possível aproveitar essa infraestrutura na oferta do serviço de Internet fixa, enquanto o ecossistema 5G ganha maturidade”, explica o executivo. “Além disso, uma boa infraestrutura de rede é essencial não só para continuar oferecendo uma melhor qualidade de serviços à população, como também para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, principalmente no interior dos estados”, completa. Nogueira destaca ainda que, com o crescimento orgânico de cerca de 20 mil clientes/mês, a Brisanet – hoje a quarta maior operadora de acesso à Internet do país, segundo dados da Anatel – alcançou a marca de 772 mil assinantes em agosto de 2021.

Para iluminar os novos trechos, a Padtec forneceu os transponders de 800 Gbit/s, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota. No total, são mais de 13 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas. O uso dessa nova geração de transponders permitiu alcançar taxas de transmissão de 400, 300 e 200 Gbit/s (por canal óptico) em distâncias de 300, 450 e 1000 quilômetros, respectivamente.

De acordo com Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec, a linha de transponders de 800 Gbit/s (até 400 Gbit/s por canal óptico) combina alta taxa de transmissão de dados com menor custo por bit transmitido. “Um dos diferenciais está na funcionalidade chamada Fine Tuning, responsável por fazer ajustes finos no modo de operação do produto com o objetivo de maximizar a eficiência do uso dos recursos existentes na rede de transmissão, otimizando o investimento já realizado em amplificadores e cabos ópticos, por exemplo. Essa funcionalidade seleciona as melhores opções de modulação óptica e banda ocupada pelos dados, adequando a capacidade de transmissão do equipamento à da rede, ou seja, à sua largura de banda e relação sinal e ruído”, explica o executivo.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024