O Google anunciou a chegada do Google WiFi, roteador com tecnologia WiFi 5 (IEEE 802.11AC) mesh que oferece uma conexão rápida e com cobertura para a casa toda. O aparelho já se encontra à venda nos principais varejistas e pode ser adquirido individualmente, pelo preço unitário de R$ 999, ou em kits com três unidades, por R$ 1999.

A empresa tem conversado com os principais provedores de serviços de Internet do Brasil. “A partir do lançamento do Google WiFi, algumas operadoras já têm o produto disponível para oferecer aos seus clientes. E estamos prontos para estabelecer parcerias ainda maiores no futuro”, informou a assessoria de imprensa.

O dispositivo utiliza a tecnologia mesh. Além de fornecer uma conexão sem fio de alta potência e velocidade estável em todos os cômodos, a engenharia também elimina as chamadas “zonas mortas”, pontos cegos da casa em que o sinal fica muito fraco ou não chega. Isso porque, para ampliar ainda mais a potência da cobertura, o roteador do Google foi desenvolvido com antenas de alto ganho e amplificadores que tornam o sinal mais forte e de maior alcance e garantem uma distribuição melhorada do sinal. Atualmente, o Google WiFi é o roteador mesh mais vendido nos Estados Unidos, segundo a empresa.

“Com o Google WiFi, os brasileiros terão uma conexão rápida e sem oscilações em toda a casa. Isso vai permitir que vários dispositivos conectados funcionem ao mesmo tempo”, explica Vinicius Dib, Head de Devices do Google para a América Latina.

O novo dispositivo tem um processo de instalação simples e intuitivo. Basta conectá-lo à energia e ao cabo de rede do modem do provedor de Internet e abrir o app para fazer a configuração. O aplicativo oferece várias funcionalidades, como criar senhas alternativas para convidados, testar a velocidade do WiFi, visualizar os dispositivos conectados à rede e selecionar aqueles que terão prioridade para uma conexão mais rápida.

Um único Google WiFi conectado ao modem consegue distribuir Internet para todos os ambientes em uma residência de até 110 m². Para cobrir áreas maiores, outros roteadores do Google poderão ser incorporados à rede, formando uma malha uniforme que, diferentemente das redes ampliadas por repetidores comuns, é capaz de entregar a mesma qualidade de sinal, não importa de qual ponto de WiFi o usuário esteja mais próximo. Com um kit de três unidades, é possível obter cobertura para um espaço de até 330 m².

Com o sistema mesh, os pontos de WiFi ligados à rede trabalham juntos para determinar o melhor caminho para os dados. Essa comunicação entre os roteadores permite, entre outras coisas, andar de um canto para outro da casa com um dispositivo conectado, sem perda de conexão, o que pode ser útil, por exemplo, durante uma videoconferência em que a pessoa queira se locomover do quarto para a sala sem sair da chamada. Outro atributo é o Network Assist, tecnologia que seleciona automaticamente o canal que esteja mais nítido (2,4 ou 5 GHz), ajudando a maximizar a conexão com o dispositivo.

Este é o quarto produto lançado pelo Google no Brasil. Em 2014, a empresa trouxe o Chromecast, que permitiu transmitir o conteúdo do smartphone, tablet ou laptop na tela da TV. Em 2019, foi a vez do Nest Mini, caixa de som inteligente com assistente integrado, e, neste ano, chegou também o Nest Audio, que oferece um som encorpado, claro e natural.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024