A AlphaOTT, fornecedora de plataformas OTT/IPTV com sede em Miami, EUA, fez uma parceria com a STI Telecom, do Rio de Janeiro, empresa especializada em comunicação via satélite para transmissão de vídeo, áudio e dados, para oferecer uma solução turnkey completa a empresas interessadas em distribuir conteúdo de vídeo em formato de streaming.

“Utilizando a estrutura da STI Telecom, provedores de Internet que ainda não estão prontos para configurar seu próprio headend podem ingressar no mercado de vídeo de forma rápida e econômica e agregar novos serviços aos assinantes. Através dessa parceria, trazemos facilidade técnica para os operadores”, diz Claudio Lessa, diretor de desenvolvimento de negócios LATAM da AlphaOTT no Brasil. O modelo, além de encurtar etapas, reduz os custos de investimento com a construção de infraestrutura para recebimento dos canais, um processo caro e demorado. “Com o serviço de headend terceirizado da STI Telecom, oferecemos um cenário ganha-ganha para todos”, afirma.

Com presença regional na América Latina, Oriente Médio e Ásia, a AlphaOTT desenvolve plataformas de entrega de serviços OTT/IPTV que ajudam provedores de Internet, telcos, broadcasters, provedores de conteúdo e de serviços a entregar e gerenciar conteúdo de mídia interativa. Fornece um conjunto abrangente de soluções fim a fim, modulares e escaláveis para o negócio (middleware para IPTV e OTT, DRM, CDN), bem como customização (aplicativos white label para live streaming/VOD).  “Também prestamos serviços de integração e consultoria para operadores que são novos no mercado de streaming, pois buscamos crescer junto com eles”, diz Lessa.

Desde o início de sua atuação no mercado de transmissão em 2005, a STI Telecom fornece soluções personalizadas para atender a uma ampla gama de necessidades, com teleporto no centro do Rio de Janeiro e antenas para transmissão e recepção dos principais satélites com cobertura no Brasil, Américas e Europa.

Além da parceria com a STI Telecom, a AlphaOTT possui presença através de contratos fechados com alguns clientes no Brasil e Chile. “Estamos trabalhando fortemente na expansão da presença na região. Temos diversos projetos e negociações em andamento”, diz Lessa, representante da AlphaOTT no Brasil desde maio para desenvolver o mercado brasileiro e latino. “A empresa está em crescimento para atender globalmente os projetos de forma eficaz, aumentando a sua equipe de profissionais com novos engenheiros, desenvolvedores e gerentes de projetos. Como parte estratégica da expansão, pretendemos estabelecer um escritório em São Paulo, que cuidará de toda a América Latina”, afirma o executivo.

Segundo ele, a companhia conta com soluções para quem está iniciando operações no mundo do streaming, uma versão entry-level que parte com zero assinante, com modelos de negócio atrativos para o operador. “Oferecemos uma plataforma de gerência simples com diversos recursos que o auxiliam a alavancar o serviço de streaming rápido e monetizando o conteúdo de forma atrativa e levando interatividade para os assinantes”, diz.

As soluções da AlphaOTT são compostas por três módulos:

O sistema AlphaOTT pode ser implementado nas instalações do provedor (on premises) ou na nuvem. A empresa possui parcerias com as principais CDNs internacionais presentes no Brasil.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025