A RazaoInfo, de Passo Fundo, RS, comprou 100% das operações de Internet e franchising da Bitcom, de Caxias do Sul, RS, provedor com cerca de 30 mil assinantes e atuação em 20 cidades na serra gaúcha. A transação, cujo valor não foi divulgado, teve a consultoria da Biancamano Capital, de Florianópolis, SC.

Como resultado do movimento, a RazaoInfo passa a atender mais de 150 mil assinantes em 100 municípios, com um time de 700 colaboradores. “Agora nossa cobertura se estende de norte a sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de serra”, diz Cristiano Borges (foto), CEO e sócio-fundador da RazaoInfo. Fundada há 22 anos, com serviços de Internet, telecom e TI para o varejo residencial e empresarial, desde 2010 a empresa vem realizando compras de operações. No início o foco eram os pequenos provedores no raio de 100, 120 quilômetros de Passo Fundo, município localizado no norte do estado. A partir de 2017, começou a estruturar um plano mais ambicioso de crescimento inorgânico, buscando operações já consolidadas no mercado (acima de 30 mil assinantes) e expansão na cobertura geográfica. Em 2019, comprou a MKSNet-RS, de Palmeira das Missões; em 2020 foi a vez do Grupo Vetorial, de Rio Grande, e agora em setembro a Bitcom.

Os municípios estão interligados por uma rede óptica própria ou de parceiros. A RazaoInfo conta com mais de 25 mil quilômetros de fibra. Totalmente nacional, a empresa é uma das poucas operações de grande porte no país 100% de propriedade de seus dois sócios. Ou seja, não tem fundo de investimentos por trás e nem abriu capital em Bolsa de Valores. “Somos consolidadores. Estamos avaliando as boas opções de negócios e expansão da nossa rede e operações, reunindo expertise, melhores práticas de gestão e organização do setor”, afirma o CEO.

Além de manter as marcas que já são consagradas em suas respectivas áreas de cobertura, o grupo está apostando no uso de novas tecnologias para oferecer serviços de qualidade aos assinantes. “Já fornecemos mais de 15 mil roteadores WiFi 5 e em breve vamos partir para o WiFi6”, diz.

Uma outra iniciativa é a inauguração de lojas-conceito, com um design moderno e diferenciado com o objetivo de se aproximar dos clientes. “Queremos mudar o conceito de atendimento. A loja não será apenas para venda de planos, mas para personalizar o atendimento e mostrar as inovações tecnológicas”, afirma. A RazaoInfo já inaugurou quatro lojas-conceito em Passo Fundo, Erechim, Sarandi e Ijuí e vai abrir mais duas até o final do ano.

Xplay Digital

Com a venda da Bitcom, seu fundador e CEO Fabiano Vergani deixa as operações e passa a administrar nova marca, a Xplay Digital, integradora de serviços de tecnologia voltados para 5G. Ele seguirá nas atividades de integrador de serviços no segmento de 5G, bem como nas operações que não fizeram parte da compra e venda, como TV & streaming. “Entro para a minha terceira onda empreendedora. A primeira, de informática, seguida pela de Internet e agora a nova onda, o 5G.  O leilão do 5G foi aprovado para novembro de 2021 e a previsão é de que a tecnologia chegue em cidades como Caxias, em 2023. Em alguns anos o 5G deve se consolidar e mudar nossa história”, afirma Vergani.

Foto: Diogo Zanatta/Divulgação



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024