A Nokia, em colaboração com a empresa de pesquisa Analysys Mason, revelou que as operadoras podem reduzir até 65% de custos ao automatizarem suas redes IP em três categorias operacionais.
Para quantificar os benefícios da automação de rede na camada controladora de domínio, a Analysys Mason entrevistou um grupo de operadoras por todo o mundo sobre estratégias e resultados de automação em suas redes, tendo coletado mais de 60 pontos de dados.
Em seguida, a Analysys Mason extrapolou os benefícios quantificados que podem ser esperados pela automatização de redes IP. O estudo se concentrou na automação de rede implementada para conformidade de serviços de operadora; no gerenciamento do ciclo de vida da rede; e em processos de proteção da própria rede quanto do serviço.
“Há benefícios claros na camada de domínio, por isso recomendamos fortemente que os operadores automatizem processos de gerenciamento para seus serviços de IP. A automação será fundamental para permitir futuros modelos de negócios baseados no fatiamento de rede. As operadoras devem também procurar uma plataforma para colher os benefícios da automação, garantindo assim uma gestão eficiente e controle dos segmentos”, diz Larry Goldman, gerente de projetos da Analysys Mason.
O estudo completo pode ser acessado pelo link: https://nokia.ly/3mtaCI7.
Mais Notícias RTI
Há 13,4 GW em pedidos no MME para conexão até 2038 na transmissão e 1,7 GW na distribuição em São Paulo.
01/07/2025
Colaboração prevê a adoção de tecnologias de análise e automação da Anlix para aprimorar a gestão da experiência dos clientes da operadora.
01/07/2025
Mina está localizada em uma região de difícil acesso e sem sinal de operadoras móveis.
01/07/2025