Com sede em Franca, SP, a Com4 Data Center fornece serviços de hosting, colocation e hospedagem e banco de dados. Com infraestrutura própria, o site da empresa é baseado nos padrões green IT para proporcionar mais flexibilidade, escalabilidade e segurança.

“Temos clientes da área de healthcare, por exemplo, com toda a operação computacional na infraestrutura da empresa, e esse tipo de demanda não aceita falhas”, explica Paulo Henrique Ferreira, CEO da Com4. Ele diz que a resiliência é indispensável para seu negócio. “Temos uma responsabilidade muito grande e precisamos estar com um fabricante que ofereça uma relação de confiança”, completa.

Em 2019, a Com4 enfrentava desafios para homogeneização da equipe e contava com equipamentos antigos próximos do final da garantia, além da necessidade de renovação de licenças do hypervisor. Por isso, a empresa analisou que o investimento em uma nova estrutura e tecnologia seria necessário.

A empresa optou pela hiperconvergência da Lenovo como fabricante e a Nutanix como parceira. Inicialmente, foram implementados quatro servidores, com cluster que contempla seis nós atualmente, em expansão para atender novas demandas. Nesse cluster, a Com4 utiliza Acropolis como hypervisor com aproximadamente 150 máquinas virtuais com sistemas operacionais Linux e Windows.

Os servidores rodam Web Servers como Apache Tomcat, NGINX, entre outros, servidores de banco de dados SQL Server, Oracle, mySQL, PostgreSQL controladores de domínio Active Directory, servidores de DNS Microsoft e Bind, serviços de DevOPS como Jenkins e Docker.

Desde que as soluções Lenovo foram implementadas, a Com4 já observou benefícios práticos. Foi possível simplificar e padronizar os processos, diminuindo o tempo para subir um novo recurso, além de incrementar disponibilidade, segurança, qualidade e eficiência, recursos fundamentais para lidar com missão crítica. Subir uma nova máquina virtual demanda, hoje, apenas alguns cliques, e a solução de hiperconvergência gerencia a distribuição de espaço, redundância e proteção de dados, tornando todo o processo mais rápido e diminuindo a chance de esquecimento de um processo intermediário.






Mais Notícias RTI



AlphaOTT e STI Telecom fazem parceria para oferta de IPTV/OTT

Headend da STI com plataforma da AlphaOTT reduz custos e facilita implantação de serviços.

11/10/2021


eB Capital muda marca eB Fibra para Alloha

Holding também anunciou a contratação de um novo CEO, Alexandre Moshe.

11/10/2021


RazaoInfo oficializa compra da Bitcom

Os dois provedores são do Rio Grande do Sul.

13/10/2021