As embalagens multimateriais, que combinam suas diferentes propriedades de barreira, podem resolver
problemas de conservação de alimentos e fármacos, mas normalmente são de difícil reciclagem, o que está se tornando um fator crítico.
Uma empresa de Cingapura levou para a feira K uma possível resolução desse impasse: uma solução híbrida, contendo polímeros e material cerâmico, que pode ser aplicada como revestimento em filmes plásticos e em papel.
Denominado comercialmente como O2X, o revestimento pode ser aplicado por uma impressora por rotogravura e permite a formação de uma fina camada (0,25 mícron) com altíssimas propriedades de barreira à transmissão de oxigênio e de vapor d’água, segundo informado pela empresa e de acordo com o gráfico acima, divulgado para comparar o desempenho do revestimento em relação a diferentes materiais que não o contêm.
Filmes de BOPP e de poliéster são os principais candidatos a receber o revestimento, podendo demandar tratamento corona prévio, para uma melhor adesão.
#K2019 #embalagemmonomaterial #monolayerpackaging #plastico
Mais Notícias RTI
O Brasil será o país convidado de honra do evento que acontece no Chile. A delegação de empresas projeta superar USD 3,2 milhões em negócios no mercado chileno de embalagens.
07/04/2026
Solução desenvolvida pela Avient une agentes deslizantes e antiestáticos em formulação única voltada à indústria de embalagens flexíveis para alimentos no mercado latino-americano.
07/04/2026
Novo site da Inteligência em Embalagens 5.0 (IE 5.) facilita o acesso e o compartilhamento de informações.
31/03/2026