A Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, anunciou os resultados da pesquisa “Evolução da Cultura de TI” realizada no primeiro semestre de 2021, a partir de entrevistas com 1548 gestores de TI de empresas dos EUA, Alemanha, Reino Unido, Canadá, França, Austrália, Brasil e México. Essa amostra incluía organizações de todos os tamanhos – os maiores grupos reúnem empresas com até 300 colaboradores (473 organizações) e com mais de 1000 colaboradores (364 empresas). São organizações dos setores de governo, saúde, educação, finanças e serviços de tecnologia. Esse é um levantamento realizado anualmente pela própria Paessler.

Uma das principais novidades do estudo deste ano é a crescente importância dada à sustentabilidade das operações de TI. 81% dos entrevistados disseram que esse ponto é muito importante. Porém, nem todos já estão engajados em programas de sustentabilidade na TI – o número total é de 37,13%. Quando se estuda esse ponto por vertical, no entanto, o quadro muda: 45% dos entrevistados do setor de finanças, por exemplo, já estão implementando novos processos e tecnologias para otimizar o uso de recursos tecnológicos.

“A pesquisa mostra que mesmo os gestores de TI que ainda não iniciaram a jornada de sustentabilidade têm uma clara visão dos pontos a serem modificados em suas empresas”, ressalta Luís Arís, gerente de negócios da Paessler LATAM. Numa resposta com múltiplas opções, 45,59% valorizam a possibilidade de reduzir o uso de hardware em suas empresas. Outros 39,86% apostam no uso de soluções de smart building – plataformas baseadas em sensores IoT que monitoram nas mais diversas funções e áreas do edifício – para diminuir o consumo de energia. Vale destacar que, em outro ponto da pesquisa, 49,68% afirmam que nos próximos 10 anos, o maior desafio que enfrentarão ser a gestão dos cada vez mais disseminados ambientes com dispositivos IoT.

Voltando ao tema sustentabilidade, 36,95% consideram que uma boa estratégia é migrar o data center para a nuvem e outros 34,51% vão ainda mais longe, indicando a decisão de só usar data centers “verdes”.

A pesquisa mapeia, também, as frustrações dos líderes responsáveis por garantir – por meio da gestão de ambientes cada vez heterogêneos e distribuídos de TI – a continuidade dos negócios. 56,69%, por exemplo, sofrem quando algo de errado ocorre com a rede e eles não contam com uma visão preditiva sobre o fato. Na mesma linha, 51,97% lamentam quando é um usuário que, ao acessar o service desk, informa que há falhas no ambiente.

Os gestores de TI estão satisfeitos com os resultados de gestão de infraestrutura que têm conquistado. 88,75% consideram-se felizes quando percebem que todo o ambiente de TI está sob controle. Nessa questão de múltiplas respostas, 85,43% explicam que conseguem corrigir rapidamente qualquer falha na rede. O resultado dessa estabilidade e controle – dizem 53,2% - é que conseguem tempo para se dedicar a projetos de inovação, demandas cada vez mais críticas da economia digital global e brasileira.

A pergunta “Que áreas da empresa você consegue monitorar”, por fim, traz respostas que parecem coincidir com as descobertas acima. Essa questão de múltiplas escolhas traz em primeiro lugar (70,08%) os gestores que conseguem monitorar de pontos remotos como filiais, mobile computing e colaboradores em teletrabalho até o chão de fábrica, passando por todos os componentes digitalizados da empresa. Outros 33,69% têm visibilidade e controle sobre partes de seus ambientes digitais. Vale destacar que 9,11% já estão ativamente monitorando o consumo de energia de seu ambiente. “A pandemia levou o mundo digital a se expandir como nunca. Em muitos casos essa expansão não foi acompanhada do uso de plataformas de monitoração que conseguem medir o status de cada elemento da rede, seja hardware, seja software, seja processo. Isso leva a um contexto em que a TI apresenta falhas constantes, prejudicando os negócios. É fundamental que, nesse final de 2021 e também em 2022, aumente a maturidade desse universo”, finaliza.



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