No conceito Precon desenvolvido pela Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, os cabos dos assinantes são fornecidos para as caixas terminais ópticas pré-conectorizadas já com o conector AirBond em uma das extremidades prontas e testadas de fábrica, o que garante maior segurança e elimina a necessidade de manutenção posterior nos conectores. Segundo o gerente técnico Sebastião Rezende, a inovação agiliza e reduz consideravelmente o tempo gasto para instalação, pois possibilita que o instalador precise apenas conectar o cabo na CTOP.
“Tarefas como a abertura da caixa, decapar a fibra com a remoção do acrilato, a clivagem e a limpeza, que antes poderiam inclusive influenciar a confiabilidade da instalação, não serão mais necessárias, pois o conceito tem por objetivo facilitar o trabalho operacional evitando montagens de conectores de campo”, afirma.
Sem a necessidade de abertura da caixa, a expectativa é que a redução no tempo gasto para uma ativação seja de 25%, o que consequentemente possibilita um aumento dos mesmos 25% na quantidade de ativações por dia.
O instalador terá à disposição produtos com grau de proteção IP67, tanto no caso da CTO Aircase quanto da CTO Airfit (foto). “Além disso, haverá uma melhora na velocidade de lançamento de rede e garantia de nível de sinal”, acrescenta. Em relação ao comprimento de cabos necessários para realizar uma conexão, atualmente existem rolos com opções de comprimento padrão, cabendo ao instalador escolher o que terá menor sobra.
Mais Notícias RTI
Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.
15/09/2025
Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.
15/09/2025
A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina
16/09/2025