No conceito Precon desenvolvido pela Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, os cabos dos assinantes são fornecidos para as caixas terminais ópticas pré-conectorizadas já com o conector AirBond em uma das extremidades prontas e testadas de fábrica, o que garante maior segurança e elimina a necessidade de manutenção posterior nos conectores. Segundo o gerente técnico Sebastião Rezende, a inovação agiliza e reduz consideravelmente o tempo gasto para instalação, pois possibilita que o instalador precise apenas conectar o cabo na CTOP.

“Tarefas como a abertura da caixa, decapar a fibra com a remoção do acrilato, a clivagem e a limpeza, que antes poderiam inclusive influenciar a confiabilidade da instalação, não serão mais necessárias, pois o conceito tem por objetivo facilitar o trabalho operacional evitando montagens de conectores de campo”, afirma.

Sem a necessidade de abertura da caixa, a expectativa é que a redução no tempo gasto para uma ativação seja de 25%, o que consequentemente possibilita um aumento dos mesmos 25% na quantidade de ativações por dia.

O instalador terá à disposição produtos com grau de proteção IP67, tanto no caso da CTO Aircase quanto da CTO Airfit (foto). “Além disso, haverá uma melhora na velocidade de lançamento de rede e garantia de nível de sinal”, acrescenta. Em relação ao comprimento de cabos necessários para realizar uma conexão, atualmente existem rolos com opções de comprimento padrão, cabendo ao instalador escolher o que terá menor sobra.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024