A ampliação do setor de telecomunicações, incluindo a implantação da rede 5G no Brasil, dependerá da capacitação da mão de obra especializada. Esta foi uma das principais conclusões do painel de abertura da Feninfra Live, webinar promovido pela Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática, realizado no último dia 3 de setembro.

Segundo Vivien Suruagy, presidente da Feninfra, o Brasil, por conta dos investimentos previstos, precisa organizar-se para suprir a demanda por profissionais capacitados. “Nossa previsão é que serão criados mais de 1,5 milhão de empregos no setor. Por isso, é fundamental termos uma grade curricular atualizada e adequada”, afirma.

Vivien ressaltou que não se pode mais desvincular a questão da mão de obra no contexto da instalação de infraestrutura de telecomunicações. De acordo com ela, o Brasil precisa estar preparado para a revolução digital que está ocorrendo no mundo, para manter a competitividade. Sua opinião foi corroborada por Jefferson Magalhães de Azevedo, vice-presidente do Conif - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia. “Temos que formar pessoas para ajudar o Brasil a superar seus desafios”, destacou, enfatizando os avanços que estão ocorrendo nos polos de inovação, especialmente no Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina.



Mais Notícias RTI



Campinas terá data center de R$ 5 bilhões voltado à inteligência artificial

Alvará para a implantação do empreendimento da Terranova foi entregue durante evento no dia 20 de agosto, autorizando o início das obras.

24/08/2026


Data centers elevam demanda por aço, avalia Gerdau

Nos Estados Unidos, onde o mercado está mais avançado, os efeitos já aparecem nos resultados da siderúrgica.

24/08/2026


IA amplia papel dos ADCs na infraestrutura e segurança das aplicações

Soberania de dados, repatriação de cargas e novas ameaças aos modelos aumentam a importância dos controladores de entrega de aplicações em ambientes de IA.

24/08/2026