A Curvalux, empresa com sede no Reino Unido que desenvolveu tecnologia de conectividade sem fio multibeam para operadoras e provedores levarem acesso à Internet de forma sustentável e acessível para comunidades remotas de baixa renda, fechou um contrato com a Globe Telecom, das Filipinas, para prover infraestrutura de telecomunicações em grande escala em todo o arquipélago, que compreende mais de 7000 ilhas.

Os nós Curvalux Edge podem ser instalados em torres de telecomunicações existentes e fornecem cobertura usando 16 feixes estreitos separados por setor para concentrar a energia de radiofrequência em um feixe fortemente focado como um apontador laser. O isolamento do feixe significa que há um risco menor de interferência de outras fontes, levando a uma melhor conectividade em áreas remotas. Nas Filipinas, mais de 40 milhões de pessoas ainda não têm acesso à Internet, um número que representa 36% da população total.

Ao contrário de outras soluções, a infraestrutura não precisa ser conectada à rede elétrica e pode ser alimentada exclusivamente por fontes de energia renováveis, incluindo painéis solares. Menos de 1000 W de energia elétrica são necessários para enviar sinais de alta potência por longas distâncias, em comparação com os sistemas LTE/5G, que requerem de 10 a 15 kW.

“A entrega de serviços de banda larga confiáveis ​​e econômicos nas Filipinas é dificultada por uma geografia e demografia incrivelmente diversa. Antenas Wi-Fi terrestres tradicionais podem funcionar bem em algumas áreas, mas consomem muita energia, são caras para implantar e têm uma pequena área de cobertura. O Edge Node da Curvalux pode ser implantado em escala em terrenos difíceis, ao mesmo tempo em que fornece conectividade de alto desempenho a um custo acessível para as famílias de baixa renda”, diz Gerard Ortines, chefe de soluções de rede e gerenciamento de investimentos da Globe Telecom.

Inicialmente projetado para uma frequência de 5 GHz, o sistema de antena autônomo Curvalux é interoperável com qualquer ponto de acesso Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6 padrão e CPEs de prateleira, permitindo o uso de CPEs de baixo custo e faixas não licenciadas. De acordo com a empresa, o investimento inicial na tecnologia proporciona economias substanciais, pois requer menos instalações e equipamentos. O baixo consumo de energia e os requisitos de manutenção reduzidos também tornam o custo total de propriedade ao longo da vida útil do sistema significativamente menor do que com a antena de banda larga convencional.

A Curvalux está trabalhando em projetos de prova de conceito semelhantes em vários países. Outros testes estão programados para os próximos meses, incluindo o Brasil. A empresa tem um executivo de desenvolvimento de negócios baseado em São Paulo.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024