A FiBrasil (FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica SA), empresa nacional dedicada à construção e operação de rede de fibra neutra, anunciou a aquisição da Fiberty1 SA (antiga Phoenix Fiber do Brasil), administrada pelo fundo de investimentos Blackstone. A empresa é pioneira no conceito de arquitetura de fibra neutra e primeira a operar no país. A aquisição ocorre apenas um mês após o início da operação da FiBrasil, reforçando o compromisso dos acionistas com o avanço da infraestrutura de fibra.

A Fiberty 1 está em 170 mil residências (1,5 mil km de fibra), o que representa um acréscimo de 11 municípios ao alcance atual da FiBrasil. A transação inclui também outras 18 cidades em desenvolvimento, com cerca de 310 mil domicílios cobertos, com operação finalizada prevista entre o quarto trimestre deste ano e o primeiro de 2022.

Com essa movimentação, a FiBrasil permitirá que as operadoras atuem no mercado de fibra, com um amplo pool de novas cidades, disponível por meio do modelo de asset-light, contribuindo para a democratização do acesso rápido à Internet. Com a aquisição, a FiBrasil aumenta sua meta de cobertura para 6 milhões de domicílios, ante os 5,5 milhões inicialmente planejados.

A FiBrasil é uma joint venture dedicada à construção e operação de uma rede de fibra neutra, criada pela Telefônica Brasil, Telefónica Infra, braço de infraestrutura do Grupo Telefónica, e Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), grupo de investimento global. Atualmente, a FiBrasil está presente em 34 cidades e até o fim de 2021 espera atender 2,1 milhões de domicílios (pré-transação). A FiBrasil fornece uma rede neutra de fibra em um modelo de atacado para empresas de telecomunicações que desejam expandir a cobertura.

A Fiberty 1 está presente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Fundada em 2018, possui contrato de longo prazo com a Telefônica Brasil, como locatária âncora.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024