A Eletronet, fornecedora de serviços de telecom e conectividade IP por rede de fibra óptica, inaugurou uma rota expressa de alta capacidade e baixa latência ligando as cidades de Camaçari, BA, à Serra da Mesa, GO. O trecho permite atingir até 33,6 Tbit/s de capacidade e possui nove POPs - pontos de presença distribuídos pelas estações localizadas nas cidades baianas de Camaçari, Sapeaçu, Nova Itarana, Ibicoara, Igaporã, Bom Jesus da Lapa, Correntina, e nos munícipios goianos de Teresina de Goiás e Serra da Mesa.

A nova rota tem 1308 km de extensão e utiliza a tecnologia óptica coerente DWDM FlexGrid, que permite a implementação de serviços com diferentes capacidades e distâncias, e equipamentos da fabricante Ciena, com a utilização de transponders programáveis de 200 a 800 Gbit/s por canal, podendo atingir uma capacidade final de mais de 30 Tbit/s.

“A rota expressa, sem pontos de regeneração, permite uma conectividade com a menor latência. Estamos entregando o que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos de transmissão de dados de altíssima capacidade no Brasil e no mundo em uma rede de fibra óptica OPGW de alta confiabilidade”, comenta Anderson Jacopetti, diretor de engenharia e operações da Eletronet.

A tecnologia utilizada na nova rede permite que provedores de Internet e operadoras tenham acesso a serviços de conectividade como transporte de dados e trânsito IP para atender à nova demanda do mercado potencializada durante a pandemia.

Um dos diferenciais do novo trecho é a possibilidade de ter uma rota direta, de grande extensão e sem regenerações, entre Salvador e Brasília. A segurança é outro ponto de destaque na ativação do novo trecho. A rota Camaçari-Serra da Mesa divide o anel 7 da rede Eletronet, o que beneficia principalmente as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que passam a ser favorecidas com serviços protegidos com redundância de rotas e menor latência.

Além da nova rota, a Eletronet está trabalhando em um projeto de modernização de toda a infraestrutura, que hoje conta com mais de 17 mil km de fibra óptica OPGW e 164 POPs que passam por 18 estados do Brasil. Mais da metade da rede já foi modernizada com a nova tecnologia DWDM FlexGrid e transponders.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024