A Standard America, indústria brasileira de placas eletrônicas para aplicações como telecomunicações e Internet das Coisas, com sede em Campinas, SP, finalizou todas as etapas classificatórias do projeto Portugal 2020 e receberá o aporte de investimento para implantar uma fábrica em Soure, em Portugal.

Há um ano, Standard América, que congrega pouco menos de 100 colaboradores no Brasil, iniciou a participação no projeto. “A ideia da Comissão Europeia, que criou o fundo de investimentos que concederá os créditos, é fomentar os países menos desenvolvidos da Europa, reindustrializando-os e permitindo a criação de emprego e renda. Com a nova fábrica, criaremos entre 80 e 100 empregos diretos no primeiro ano, além de movimentar uma imensa cadeia indireta de fornecedores e prestadores de serviços”, informa Hidalgo Dal Colletto (foto), CEO do Grupo Standard, que congrega as marcas Standard America (Brasil e Estados Unidos) e STD Europe (Europa).

Pelo projeto Portugal 2020, serão repassados à Standard America valores na ordem de 1,7 milhão de euros. Mas a indústria pretende captar cerca de 10 milhões de euros a partir de fundos privados. “Com o aval do Portugal 2020, fomos procurados por fundos privados, que sinalizam investir também em nosso projeto”, comenta Dal Colletto.

Segundo o CEO, para participar do projeto Portugal 2020 foi necessário cumprir diversas etapas documentais, que incluíram apresentação de números e comprovação de capacidade técnica, produtora e de distribuição dos produtos. “Como conseguimos mostrar que temos condições de honrar o compromisso do investimento realizado e somos uma empresa já consolidada no Brasil, com expertise para alavancar os negócios em solo europeu, as mesmas garantias são importantes para que outros fundos se interessem em investir na marca”, sintetiza o CEO.

A nova fábrica iniciará a operação com duas linhas de produção, que garantirão faturamento de 2 milhões de euros no primeiro ano.

A Standard America tem uma operação singular no Brasil. Em abril de 2020, a Stolden, indústria de placas eletrônicas instalada em Campinas, que operava havia dois anos, decidiu fechar suas portas por medo de endividar-se pela crise advinda por causa da pandemia. Os proprietários colocaram todos os colaboradores em aviso prévio, mas Hidalgo Dal Colletto e um sócio compraram a operação, reempregaram os colaboradores – na época, cerca de 40 pessoas. Um ano depois (em abril de 2021), o faturamento da empresa cresceu oito vezes, a equipe foi ampliada em 155%, os fornecedores saltaram de quatro para 55; a carteira de clientes foi ampliada de dez para 71 empresas e a marca alcançou a Europa e os Estados Unidos.

O sócio Hidalgo Dal Colletto acaba de adquirir 100% da operação, passando a controlar a totalidade do grupo e ficando à frente do negócio. “Investimos em novo maquinário, que acaba de chegar, fornecido pela Fuji. Temos capacidade tecnológica e mão de obra para atender empresas dos mais variados portes e previsão de faturamento na ordem de R$ 32 milhões até o final de 2021”, diz.

O Grupo Standard é especializado em projetos e fabricação de placas eletrônicas para as áreas de agricultura, automação industrial, automotiva, Internet das Coisas, telecomunicações, segurança, iluminação, saúde, aeroespacial e indústria naval. Possui expertise e certificação ISO 9001:2015 nas áreas de engenharia, prototipagem e pilotos, montagem SMT e PTH, soluções integradas e testes finais.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024