A VNO – Virtual Network Operator (www.vno.net.br) é a primeira operadora brasileira que já nasceu em cima de uma rede 100% neutra, fornecida pela Ufinet. A empresa iniciou suas atividades no primeiro trimestre de 2021 em Osasco, SP, com planos de Internet residencial e corporativa de até 1 Gbit/s em uma área de cobertura de 10 mil HP – home passed, que deverá chegar a 50 mil HP até o final do ano.

“O modelo de negócio permitiu que em menos de seis meses já estivéssemos com o serviço em operação, isso em plena pandemia”, diz Wagner Kato Rapchan (foto), CEO da VNO, ex-proprietário da Netell Telecom, operadora de atacado, vendida para a própria Ufinet em 2019. Após a venda, ele vinha procurando oportunidades no setor de telecom em algo disruptivo no Brasil. “O modelo de provedor voltado exclusivamente para o uso de redes neutras mostrou-se como uma excelente oportunidade através do próprio parceiro Ufinet”, diz. A VNO optou pelo modelo de GPON ativo, em que a OLT é da Ufinet.

Segundo Rapchan, o uso de fibra neutra reduz os investimentos não apenas com relação à implantação da rede, mas também os custos operacionais, em especial a gestão de infraestrutura externa e redução de backoffice, gerando uma economia de aproximadamente 50% em relação à operação tradicional de um provedor. A VNO adota uma estrutura bastante enxuta, com call center terceirizado e atendimento automatizado.

“Em geral, um provedor precisa atingir no mínimo 20 mil a 30 mil assinantes para ter rentabilidade sustentável. No modelo de rede neutra, a operação já nasce com resultado positivo. Não há risco de investimento, que é bancado pela proprietária da rede”, diz. Segundo Rapchan, a VNO está crescendo acima da expectativa, onde acredita atingir em menos de 24 meses o crescimento esperado para cinco anos de operação.

Este case e informações detalhadas sobre a rede da Ufinet estão na reportagem especial sobre redes neutras publicada na RTI de agosto, que pode ser acessada no link https://www.arandanet.com.br/revista/rti/edicao/2021/agosto, página 26.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024