A Huawei e o Senai ES - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo inauguraram um laboratório de capacitação e certificação de profissionais de TI e telecom em Cachoeiro de Itapemirim, ES. O projeto faz parte das ações previstas na parceria nacional entre as duas instituições, firmada em abril deste ano, que tem o objetivo de solucionar um dos principais desafios da área: o déficit de mão de obra qualificada.

Os laboratórios que serão utilizados em cursos de instalação e manutenção de tecnologia FTTH - Fiber to the Home visam atender à geração de jovens e também os profissionais de tecnologia. Além da unidade no Espírito Santo, foram entregues laboratórios ao Distrito Federal, Bahia e Tocantins em parceria com o Senai.

Com foco em iniciação profissional, o laboratório vai oferecer o curso de Fundamentos Básicos de Redes Ópticas. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de capacidades básicas para conectorização de equipamentos ópticos.

“É uma oferta de curso customizado e diferenciado que permite ao aluno aprender na prática, a partir de ferramentas que possam agregar ao seu aprendizado profissional, e ampliar suas possibilidades de ingresso em um mercado de trabalho em ascensão”, pontua o diretor regional do Senai ES, Cláudio Marcassa.

No modelo presencial, o curso conta com aula prática e teórica e é voltado para iniciantes em Tecnologia da Informação. Com carga horária de 20 horas, as aulas serão de 13 a 18 de outubro. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e o Ensino Fundamental II completo.

O curso será realizado no laboratório, estruturado em parceria com a Huawei, localizado na unidade Senai de Cachoeiro de Itapemirim, que faz parte do ICT Academy.

 



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024