A TIM foi escolhida pela Sigmais, empresa brasileira focada em soluções de IoT - Internet das coisas, para conectar seus equipamentos por meio de chips virtuais compatíveis com NB-IoT 4G. A operadora foi a primeira a ativar a funcionalidade em sua rede no Brasil e hoje a tecnologia, que permite viabilizar a oferta de IoT utilizando a frequência 700 MHz, já está presente em 3656 municípios. Em 4G, alcança 4277 cidades.

“A parceria com a Sigmais reforça a atuação da TIM na conectividade IoT, segmento em que investimos fortemente nos últimos anos, em linha com nossa busca por inovação constante. Já temos uma posição consolidada no agronegócio, conectando máquinas e pessoas e suportando a transformação digital do campo, e queremos ampliar o alcance em outros setores, o que será possível com acordos como esse e com iniciativas como o marketplace IoT, que apresenta todas as possibilidades de conexão”, comenta Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM.

A Sigmais oferece soluções de IoT para segmentos diversos, de varejo e indústrias a saúde e cidades inteligentes. Os equipamentos podem ser utilizados para diversos fins, como aferir temperaturas de ambientes, ajudar a calcular a durabilidade de equipamentos, indicar existência de vagas de estacionamento, sinalizar necessidade de manutenção de máquinas, entre outros.

Um dos grandes diferenciais é que a adoção da tecnologia Sigmais não necessita de nenhuma alteração e investimento em infraestrutura para sua implementação. Os aparelhos possuem baterias de longa duração e a conexão com Internet é feita através dos sinais emitidos por antenas de radiofrequência. A parceria com a TIM amplia o alcance das soluções da empresa, que podem chegar a mais localidades em todo o país.

São exemplos o monitoramento de temperatura com o Sigtemp em grandes ambientes como shopping centers, aeroportos, entre outros, permitindo maior eficiência e considerável redução de consumo de energia no condicionamento de ar. Já com o Sigmeter, é monitorada a operação de condicionadores de medicamentos termolábeis, podendo reduzir a perda na ordem de 30%. O Sigsense, por sua vez, ao determinar momentos mais adequados de manutenção, aumenta a eficiência de equipamentos em até 12%, proporcionando redução de custos operacionais e de investimentos.



Mais Notícias RTI



Naxi lança planos de Internet de até 6 Gbit/s para clientes residenciais

Provedor de Jaraguá do Sul utiliza tecnologia XGS-PON da Venko Networks.

14/01/2022


Santa Catarina terá programa para levar fibra óptica ao meio rural

Investimentos previstos são de R$ 100 milhões nos próximos dois anos.

14/01/2022


Scala Data Centers inicia construção simultânea de dois data centers no Brasil

Sites entrarão em operação ainda em 2022.

18/01/2022