A Mitsubishi Electric, especializada na fabricação e venda de equipamentos elétricos e eletrônicos, anuncia o lançamento do 5G Open Innovation Lab, um laboratório que tem como objetivo colaborar com clientes e empresas parceiras em pesquisas e testes de sistemas de comunicação móvel privada utilizando a rede 5G.

O ambiente de testes será usado para atender as necessidades específicas de negócios, desde os estágios iniciais. Além disso, serão realizadas também verificações comparativas entre a tecnologia 5G local e outros sistemas wireless, como Wi-Fi 6 e LTE privado, para determinar o melhor método de comunicação para cada aplicação e função.

A instalação, que fica localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da empresa em Kamakura, no Japão, possui 132 metros quadrados e inicialmente irá operar sistemas de comunicação móvel 5G, projetados para uso privado por municípios e empresas locais.

De acordo com o Ericsson Mobility Report, a previsão é que até 2026 a tecnologia responda por 40% da base mundial de conexões e, segundo o Gartner, o desenvolvimento de sua infraestrutura deve gerar uma receita mundial de US$ 19,1 bi em 2021.

A Mitsubishi Electric foi recentemente licenciada pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC) do Japão para operar sistemas de comunicação móvel 5G locais. Porém, a primeira vez que fez uso da tecnologia foi em maio de 2020, usando bandas de ondas milimétricas em sua fábrica em Nagoya, e desde então tem avaliado a aplicação prática da tecnologia para a manufatura.

O objetivo da Mitsubishi Electric é combinar seus próprios sistemas e equipamentos com sistemas 5G em soluções que irá desenvolver, construir e fornecer em uma base única. Além de estudar a viabilidade de demonstrações práticas em ambientes reais, a Mitsubishi Electric planeja realizar uma ampla variedade de testes no laboratório, incluindo a operação automática e por controle remoto de robôs móveis via 5G.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025