A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software removeu, no primeiro semestre de 2021, 59.779 anúncios, links e sites com acesso a arquivos que violam o direito autoral e a propriedade intelectual dos associados da entidade. A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio do trabalho do setor de monitoramento da Internet da associação. Com isso, a ABES já conseguiu derrubar mais de 835 mil conteúdos ilegais desde o início do monitoramento.

Até junho deste ano, foram contabilizados 58.154 links removidos por violarem os direitos de propriedade intelectual e retirados do ar 1563 anúncios que promoviam produtos piratas. Além disso, a entidade foi responsável por derrubar 62 websites que ofereciam downloads ilegais de software.

O balanço de 2021 aponta um aumento de 189% no número de links removidos em relação ao mesmo período em 2020. “Nos últimos anos, constatamos que os sites de leilão têm investido em ações e parcerias eficientes contra a pirataria. Por isso, decidimos focar mais na remoção de links hospedados na Internet, que possuem grande impacto na pirataria como um todo”, afirma Carolina Marzano, diretora de conformidade e assessora de comitês da ABES.

A ABES faz um monitoramento contínuo da Internet e notifica diretamente os próprios portais de e-commerce e provedores de acesso. Essa ação visa proteger os consumidores, que podem estar expostos a vírus, malwares e sequestro de dados ao acessarem conteúdos ilegais. O monitoramento é realizado por meio do PPPI - Programa de Proteção à Propriedade Intelectual do Mercado Livre, fundado com a associação há 18 anos.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024