A área de governança e qualidade de rede da TIM implantou a solução Altaia, da Open Labs, para monitorar e fazer a gestão da qualidade e desempenho de sua rede. A plataforma está calculando, em tempo quase real, mais de 6 mil KPIs e realizando cerca de 15 bilhões de cálculos por dia já no startup da solução.

Segundo Michelle Bastos Lage Ferreira, diretora de governança CTIO na TIM, a iniciativa segue a estratégia de migração de sistemas da companhia para a nuvem e o compromisso com os indicadores de sustentabilidade. A solução, através do seu módulo de alarmes baseado em KPIs predefinidos, está integrada ao centro de monitoramento e garante o acionamento das áreas responsáveis para o tratamento de degradações com celeridade, mitigando impactos nos serviços e melhorando a qualidade percebida pelos clientes. “A adoção do Altaia é um passo importante para assegurar o completo gerenciamento das redes e seus indicadores com escalabilidade e velocidade nas novas integrações, monitoração em tempo quase real e aprimoramento da experiência do cliente durante a utilização dos nossos serviços fixos e móveis”, destaca Michelle.

A plataforma Altaia consegue identificar proativamente problemas na rede, tanto em equipamentos como nos serviços, e acionar as equipes especializadas para avaliar e implementar as correções necessárias, em tempo real. É ela que processa e disponibiliza os KPIs para a Anatel monitorar a qualidade dos serviços da TIM.

Para Cleverson Novo, diretor comercial e de marketing da Open Labs, um outro destaque do projeto Altaia da TIM será maximizar a eficiência operacional, uma vez que a gestão proativa da rede antecipa eventuais problemas e aciona automaticamente as equipes especializadas, evitando atividades manuais, fazendo com que a equipe técnica se concentre em sanar a causa raiz do problema. “O Altaia é uma solução flexível, permitindo que seja facilmente adaptado aos processos de negócio da operadora, de forma que as equipes de operação tenham total controle do estado da rede e serviços, gerindo e evoluindo seus próprios KPIs, limiares de desempenho, dashboards, entre outros. Além disto, permite fomentar mais a visão do usuário, ou seja, gerar negócios com a análise da utilização de rede, contribuindo para a gestão da experiência do cliente”, finaliza.



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