A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, vinculada ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, anunciou a 22ª edição do WRNP, workshop realizado anualmente que tem por objetivo aproximar a comunidade científica do ecossistema de inovação no país.

O evento acontece entre os dias 16 e 17 de agosto, em formato 100% on-line, e levará ao público painéis e palestras sobre blockchain, ciência aberta, redes sem fio de nova geração (5G/6G), computação em nuvem e de borda (edge computing), IoT – Internet das Coisas, machine learning, cibersegurança, inovação e empreendedorismo, entre outros temas.

A programação traz representantes da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI e nomes de redes acadêmicas internacionais, como Fernando Liello, da rede acadêmica da Itália (GARR), Luis Eliécer Cadenas, da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) e Sarah Jones, da rede acadêmica da Europa (Géant).

O evento é voltado para professores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do mercado, órgãos de governo e empresas atuantes no ecossistema de inovação no Brasil. “Enxergamos no WRNP um momento de apresentar para a comunidade científica as oportunidades de pesquisa, que beneficiarão toda a comunidade”, afirma Lisandro Granville, diretor-adjunto de pesquisa, desenvolvimento e inovação da RNP.

O Workshop RNP (WRNP) ocorre tradicionalmente em paralelo ao SBRC - Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, organizado anualmente pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Informações no link: https://wrnp.rnp.br/.



Mais Notícias RTI



Naxi lança planos de Internet de até 6 Gbit/s para clientes residenciais

Provedor de Jaraguá do Sul utiliza tecnologia XGS-PON da Venko Networks.

14/01/2022


Santa Catarina terá programa para levar fibra óptica ao meio rural

Investimentos previstos são de R$ 100 milhões nos próximos dois anos.

14/01/2022


Scala Data Centers inicia construção simultânea de dois data centers no Brasil

Sites entrarão em operação ainda em 2022.

18/01/2022