A Angola Cables, em parceria com a Universidade Internacional da Flórida dos EUA, a RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Brasil e a Rede Terciária de Educação e Pesquisa da África do Sul (TENET/SANReN), anunciou a ativação de uma rota digital entre as Américas e África para promover colaboração entre redes científicas e acadêmicas em nível intercontinental. A rota terá capacidade inicial de 100 Gbit/s e será conectada por meio dos cabos submarinos Monet, SACS e WACS pertencentes à operadora. Essas iniciativas fazem parte do projeto Americas Africa Research and eduCation Lightpaths (AARCLight).

Considerando o debate científico global da atualidade, o alinhamento entre entidades irá aportar sinergias no desenvolvimento de vários campos de investigação das ciências, como física, astronomia e biologia.

A Angola Cables, o centro de excelência em pesquisa desenvolvido pela Universidade Internacional da Florida (Ampath) e a RNP já estavam conectadas, inicialmente a 200 Gbit/s, por meio do Monet. Agora, com o projeto Amlight-SACS, a nova rota de 100 Gbit/s será estendida de Fortaleza (cidade onde atraca o cabo SACS e se situa o data center AngoNAP da operadora) até o ponto de troca aberto (ZAOX) na Cidade do Cabo, na África do Sul. A conexão trará benefícios com relação à redundância e resiliência da conectividade entre a rede de entidades de pesquisa e educação, fornecendo uma rota transatlântica direta e exclusiva entre a comunidade científica de ambos os continentes.

O Data Center AngoNAP Fortaleza se posiciona como um ponto central na ligação e interconexão entre as redes acadêmicas dos EUA e suas entidades parceiras da África, através do Nordeste do Brasil e suporte da infraestrutura de sistemas de cabos submarinos da Angola Cables.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024