O Ceptro.br - Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR acaba de lançar o Portal Medições com meios de verificação da qualidade da Internet para consumidores, provedores e órgãos públicos brasileiros. Com as soluções disponíveis é possível obter análises avançadas sobre vários aspectos da rede, oferecendo informações precisas e confiáveis, uma vez que os testes são feitos sem interferências e de maneira 100% independente, fora das redes de provedores.

Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, conta que a ideia foi reunir num único lugar todos os serviços do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponíveis para diferentes públicos, de maneira intuitiva e organizada. “Oferecemos uma série de soluções e funcionalidades que atendem a necessidades distintas. Com o novo portal, as opções existentes ficaram muito mais claras para o público”, detalha.

Para os consumidores, a grande vantagem do medidor é testar a qualidade da sua Internet e extrair um relatório que mostra como o provedor está entregando o que foi contratado. Ele oferece uma radiografia completa que avalia diferentes métricas, como latência, velocidade de download, upload e qual a perda de pacotes, cuja alta incidência pode ser percebida em forma de serviços lentos, interrupções na conexão de rede, ou mesmo perda total da conectividade. “A velocidade não é a única medida importante para uma navegação satisfatória. Algumas atividades, como jogos on-line, exigem um tempo de resposta mais rápido, outras maior estabilidade, como assistir a vídeos pela Internet. Com as diferentes métricas oferecidas pela ferramenta, é possível ter um diagnóstico mais preciso e completo”, ressalta.

Já para os provedores, há ferramentas como o SIMET Box (software de código aberto para roteadores) e o portal do AS, um sistema analítico desenvolvido para os “sistemas autônomos”, que garante uma visão completa da rede testada. Além de avaliar a qualidade da Internet, é possível identificar anomalias e obter insights em tempo real. Com estas ferramentas, os provedores conseguem extrair métricas de qualidade de suas rede, detectar a possibilidade de envio de spam, realizar testes do serviço DNS - Domain Name System para tradução de endereços IP em nomes de sítios, verificar o tempo de resposta e a validação de DNSSEC - Domain Name System Security Extensions, esta última visando identificar domínios inexistentes, bem como a eventual propagação de endereços de IP forjados, dentre vários outros pontos.

Além de todos esses recursos, os medidores desenvolvidos pelo NIC.br já são concebidos e oferecidos com suporte ao IPv6, contribuindo não só para avaliação da qualidade, mas também para acompanhamento da disseminação desse protocolo no território nacional, em apoio às diversas iniciativas que integram o projeto IPv6.br.

Todos os dados levantados a partir dessas medições seguem as recomendações da LGPD, além de servirem de insumo para o desenvolvimento de pesquisas conduzidas pelo Cetic.br e pelo próprio Ceptro.br sobre a qualidade de Internet no país.

O portal pode ser acessado pelo link: https://medicoes.nic.br/.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024