A indústria brasileira em geral tem passado por grandes desafios nos últimos anos, mas nada se compara à atual dificuldade de obter matéria-prima para continuar a produzir. Faltam desde as resinas termoplásticas até aços, passando pelos materiais semicondutores, cuja escassez tem causado grande impacto na indústria automobilística. Isso tem ocasionado o desabastecimento de muitos itens de consumo, com consequências importantes para o desempenho da economia.

 

A retomada das atividades econômicas no pós-pandemia provocou uma corrida mundial dos fabricantes em busca de matéria-prima, tendo como consequência o desabastecimento. Afinal, são poucas as indústrias que podem prescindir de plásticos e aços. Mesmo para as empresas que não transformam esses insumos, eles seguramente estão presentes nos próprios bens de produção utilizados por elas, tais como ferramental.

 

Para promover um debate sobre o tema, a revista Plástico Industrial e a Aranda Eventos estão organizando o webinar “Aços e plásticos: cenário atual e alternativas diante das escassez”, com o objetivo de trazer ao público informações sobre os fatos que estão ocasionando a dificuldade de abastecimento e contribuir para que as empresas fundamentem suas decisões em informações de fontes confiáveis.

 

Para falar sobre o mercado de resinas plásticas estará presente Roberta Duarte, executiva da trading Montachem, importadora de resinas termoplásticas. E para tratar sobre os aços foi convidado o especialista Marcos Perez, superintendente de mercado interno da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que tem coordenado ações para promover a importação deste insumo como forma de as empresas enfrentarem o atual cenário.

A mediação será da jornalista Hellen Souza, editora das revistas Plástico Industrial e Corte e Conformação de Metais (CCM Online).

 

O evento acontece no dia 11 de agosto, quarta-feira, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

 

 

Foto: Fotogrin/Shutterstock



Mais Notícias RTI



Grafenoplast 3a edição vai tratar de normas e aplicações em ambiente de produção

A nova edição do Grafenoplast vai acontecer no dia 9 de setembro e vai reunir pesquisadores e empresas que já estão desenvolvendo produtos plásticos utilizando formulações que contêm o nanomaterial.

07/07/2026


SENAI e MDIC no fomento à inovação na cadeia de autopeças e ferramentaria

Com subvenções de até 60% em projetos de P&D, iniciativa do SENAI e MDIC apoia consórcios industriais para o desenvolvimento de novos processos de fabricação. Os prazos para submissão de projetos são 30 de julho e 28 de agosto.

07/07/2026


Ensaios alinham bioplásticos às exigências locais e internacionais

Com métodos reconhecidos globalmente, laboratório internacional passa a oferecer no mercado brasileiro os seus serviços de testes de compostabilidade, assegurando conformidade técnica para produtos fabricados com bioplásticos.

08/07/2026