A Ufinet, operadora neutra de serviços de telecomunicações com redes de fibra óptica na América Latina, com sede na Espanha, celebrou um acordo para aquisição de uma participação majoritária (70%) na NB Telecom, detentora de mais de 500 quilômetros de rede de fibra óptica própria que conecta os principais data centers, POPs e centros comerciais no Rio de Janeiro. Esta é a segunda aquisição da Ufinet no país, após a Netell Telecom em 2019, de Barueri, SP, que marcou a entrada da empresa no mercado brasileiro.

“A Ufinet aproveitará e expandirá a rede da NB Telecom para aumentar a presença no Brasil, propiciando aos clientes globais serviços de atacado de qualidade e com capilaridade incomparáveis. Nosso objetivo é forte e claro: continuar o crescimento incessante em toda a América Latina”, diz o presidente do Conselho da Ufinet, Stefano Lorenzi.

“A aquisição representa um marco importante para o grupo. A NB Telecom conta com uma rede estratégica no Rio de Janeiro, que inclui capilaridade aérea e subterrânea entre centros comerciais, data centers e pontos de distribuição de tráfego importantes na cidade. Essa expansão é chave, não apenas de um ponto de vista estratégico, mas também para melhor atender às necessidades dos clientes no Brasil”, diz o CEO da Ufinet, Iñigo García del Cerro.

“Agora poderemos oferecer uma cobertura internacional, conectando o Rio de Janeiro às Américas de forma sem precedentes. Sempre almejávamos juntar-nos a uma empresa do calibre da Ufinet, com alcance global e reputação ímpar. Nesses 21 anos da nossa história, construímos uma empresa que busca excelência em qualidade e atendimento a clientes” complementaram Edgard Sanchez Leal e Pedro Augusto Oliveira Alves, sócios e cofundadores da NB Telecom.

Uma vez concluída a transação, que está sujeita ao cumprimento das condições normalmente aplicáveis a esse tipo de negociação no Brasil, o acordo culminará na aquisição majoritária da NB Telecom e subsequente controle pela Ufinet, previsto para ocorrer nas próximas semanas.

A Ufinet é uma operadora neutra, com mais de 75.000 km de redes de fibra óptica instalados no México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Argentina, Chile e Brasil. Conta com grande capilaridade metropolitana nas principais cidades da América Latina, com mais de 5000 torres de telefonia móveis conectadas, 1000 torres e postes sob gerência e mais de 200 mil residências com FTTH neutra.

Com cerca de 50 funcionários, a NB Telecom oferece serviços de fibra apagada, transporte e conectividade IP, Ethernet ponto a ponto e ponto-multiponto, trânsito internacional, acesso ao PTT IX.br e colocation a mais de 1000 clientes, a maioria operadoras, provedores de conteúdo e de Internet e empresas de médio e grande portes.

“Estamos localizados no bairro de São Cristovão, no coração das empresas de telecom. Atuamos como um teleporto às operadoras e estamos presentes em todas as landing stations e data centers do Rio de Janeiro”, diz o sócio Edgard Sanchez Leal. Segundo ele, as duas empresas têm atuação e perfis bastante semelhantes, o que facilitou a sinergia dos negócios, cujas transações vêm sendo discutidas há um ano.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025