A Ufinet, operadora neutra de serviços de telecomunicações com redes de fibra óptica na América Latina, com sede na Espanha, celebrou um acordo para aquisição de uma participação majoritária (70%) na NB Telecom, detentora de mais de 500 quilômetros de rede de fibra óptica própria que conecta os principais data centers, POPs e centros comerciais no Rio de Janeiro. Esta é a segunda aquisição da Ufinet no país, após a Netell Telecom em 2019, de Barueri, SP, que marcou a entrada da empresa no mercado brasileiro.

“A Ufinet aproveitará e expandirá a rede da NB Telecom para aumentar a presença no Brasil, propiciando aos clientes globais serviços de atacado de qualidade e com capilaridade incomparáveis. Nosso objetivo é forte e claro: continuar o crescimento incessante em toda a América Latina”, diz o presidente do Conselho da Ufinet, Stefano Lorenzi.

“A aquisição representa um marco importante para o grupo. A NB Telecom conta com uma rede estratégica no Rio de Janeiro, que inclui capilaridade aérea e subterrânea entre centros comerciais, data centers e pontos de distribuição de tráfego importantes na cidade. Essa expansão é chave, não apenas de um ponto de vista estratégico, mas também para melhor atender às necessidades dos clientes no Brasil”, diz o CEO da Ufinet, Iñigo García del Cerro.

“Agora poderemos oferecer uma cobertura internacional, conectando o Rio de Janeiro às Américas de forma sem precedentes. Sempre almejávamos juntar-nos a uma empresa do calibre da Ufinet, com alcance global e reputação ímpar. Nesses 21 anos da nossa história, construímos uma empresa que busca excelência em qualidade e atendimento a clientes” complementaram Edgard Sanchez Leal e Pedro Augusto Oliveira Alves, sócios e cofundadores da NB Telecom.

Uma vez concluída a transação, que está sujeita ao cumprimento das condições normalmente aplicáveis a esse tipo de negociação no Brasil, o acordo culminará na aquisição majoritária da NB Telecom e subsequente controle pela Ufinet, previsto para ocorrer nas próximas semanas.

A Ufinet é uma operadora neutra, com mais de 75.000 km de redes de fibra óptica instalados no México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Argentina, Chile e Brasil. Conta com grande capilaridade metropolitana nas principais cidades da América Latina, com mais de 5000 torres de telefonia móveis conectadas, 1000 torres e postes sob gerência e mais de 200 mil residências com FTTH neutra.

Com cerca de 50 funcionários, a NB Telecom oferece serviços de fibra apagada, transporte e conectividade IP, Ethernet ponto a ponto e ponto-multiponto, trânsito internacional, acesso ao PTT IX.br e colocation a mais de 1000 clientes, a maioria operadoras, provedores de conteúdo e de Internet e empresas de médio e grande portes.

“Estamos localizados no bairro de São Cristovão, no coração das empresas de telecom. Atuamos como um teleporto às operadoras e estamos presentes em todas as landing stations e data centers do Rio de Janeiro”, diz o sócio Edgard Sanchez Leal. Segundo ele, as duas empresas têm atuação e perfis bastante semelhantes, o que facilitou a sinergia dos negócios, cujas transações vêm sendo discutidas há um ano.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024