Desde o início da pandemia as operadoras se depararam com um crescimento exponencial do uso de serviços de telecom. Isso trouxe um desafio para as empresas do setor, que é ofertar mais serviços e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono. Um estudo global da consultoria Oliver Wyman com 19 operadoras no mundo mostra que, juntas, elas emitiram 128 milhões de toneladas de carbono. Nesse contexto, as empresas de telecom têm uma meta de reduzir em mais de 50% as suas emissões, conforme o estudo The next level of Emission Reductions in Telecom Operators.
Mas, para fazer isso, de acordo com o relatório, as operadoras têm três grandes desafios. O primeiro é conhecer melhor as práticas ambientais dos seus fornecedores da cadeia de suprimentos; o segundo é racionalizar o uso de energia que é demandado para operar as suas redes; e o terceiro é compreender o comportamento do usuário em relação ao uso de energia que ele faz para acessar os serviços de dados e voz.
A análise completa pode ser consultada pelo link: https://owy.mn/2Ui6JeV.
Mais Notícias RTI
Rede terrestre de aproximadamente 4370 quilômetros de fibra óptica tem latência menor.
30/03/2026
Recurso será destinado à criação de propriedade intelectual e à aquisição de máquinas, equipamentos, serviços e materiais.
30/03/2026
Integração entre o sistema de monitoramento baseado em OTDR (ONMSi) e EyON permite identificação automática de falhas e redução do tempo de reparo.
30/03/2026