A R&M, desenvolvedora e fornecedora de sistemas de cabeamento para infraestruturas de rede, com sede na Suíça, está lançando uma solução SPE - Single Pair Ethernet composta por conectores e módulos de conexão, cabos de instalação e patch cords para redes de automação predial.

A empresa vem atuando de forma ativa na padronização e lançamentos de SPE. Em 2020, fundou a Single Pair Ethernet System Alliance, em conjunto com mais de 20 fornecedoras internacionais de tecnologia. Seu objetivo é promover o uso do SPE em uma ampla gama de aplicações e áreas de operação.

“O SPE se tornará uma tecnologia chave em edifícios inteligentes”, explica Matthias Gerber, Gerente de Mercado da R&M. O cabeamento SPE está abrindo o caminho para a automação predial com Ethernet e gerenciamento predial com base no protocolo IP. O cabeamento SPE liga os menores dispositivos terminais digitais e sensores em edifícios com redes de dados e a Internet, resultando na IoT - Internet das Coisas.

O Single Pair Ethernet amplia o conceito de redes de dados locais (LAN) e sistemas de cabeamento estruturado. Para a transmissão de sinais e dados, são necessários apenas dois fios de cobre em vez de oito ou um par de fios em vez de quatro. Os cabos SPE são mais finos e os conectores são menores do que seus equivalentes no lado do cabeamento LAN. É por isso que um grande número de pequenos dispositivos também pode ser conectado sem nenhum problema com o cabeamento SPE.

“Inicialmente, a maior área de aplicação é o cabeamento de teto, em outras palavras, o teto digital”, diz Gerber. A partir dos distribuidores de piso ou dos nós de serviço nos tetos, o cabeamento SPE pode se espalhar por um longo caminho. O sistema SPE da R&M oferece um alcance de transmissão de 600 metros.

O SPE pode ligar em rede inúmeros dispositivos terminais digitais, como luzes LED inteligentes, monitores e placares controlados remotamente, sensores de temperatura, luz e climatização, controladores para aquecimento e ventilação, caixas registradoras eletrônicas e terminais de autoatendimento. Além de dados e sinais, o cabeamento SPE também pode transportar eletricidade e assim fornecer energia aos equipamentos. Em muitos casos, isto elimina a necessidade de cabeamento separado para o fornecimento de energia elétrica.

A solução completa da R&M se estende desde o painel de distribuição até a tomada. Oferece dois sistemas de conectores: LC de cobre em conformidade com IEC 63171-1 para cabeamento estruturado e automação predial; e MSP em conformidade com IEC 63171-2 para o ambiente industrial. Os novos produtos podem ser combinados com tomadas R&M existentes e painéis de 19”.



Mais Notícias RTI



ALLREDE incorpora mais cinco provedores no Centro-Oeste

Empresa alcança 152 mil clientes.

07/12/2021


OneX Data Centers do Brasil inaugura data center no Vale do Aço mineiro

Objetivo é prover serviços de nuvem.

07/12/2021


IProject apresenta dois novos produtos na ABRINT 2021

Com soluções inovadoras, a iProject TI chega à ABRINT com grandes novidades.

07/12/2021