A Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, divulgou dados relacionados ao roubo ou furto de cabos das redes de telecomunicações em 2020. Segundo os números apresentados, 6,679 milhões de usuários em todo o Brasil tiveram seus serviços interrompidos em decorrência das práticas. Já a quantidade de pessoas afetadas é 34% maior do que o registrado em 2019, quando cerca de 5 milhões de assinantes relataram paralisações nos produtos de telecom.

Ao todo, foram 4,6 milhões de metros de cabos roubados ou furtados, um aumento de 16% em relação a 2019, quantidade suficiente para cobrir a distância entre o Oiapoque, AP, e Chuí, RS, mais a distância entre as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, MG.

No mesmo período as ocorrências também aumentaram, passando de 94 mil para 96 mil. O setor de telecomunicações defende uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto o federal quanto os estaduais, e a aprovação de projetos de lei que aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas.

Os últimos anos têm sido marcados por um aumento nas ações criminosas contra empresas, como o bloqueio do acesso às antenas que atendem à rede móvel e às infraestruturas usadas na rede fixa, além do crescimento do vandalismo e a imposição de serviços piratas.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024