A prefeitura de Praia Grande, SP, decidiu aumentar a vigilância em pontos estratégicos para identificar com mais facilidade os criminosos e procurados pela polícia. O projeto foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura da cidade, a Digifort (sistema de vigilância) e o SAFR, da RealNetworks, um software de visão computacional e reconhecimento facial de alto desempenho.

Como em todas as cidades turísticas, Praia Grande também sofre com a invasão de criminosos procurados pela polícia e, apesar de ter um banco de dados desses indivíduos, monitorá-los manualmente é uma tarefa árdua e ineficiente. A fim de automatizar o processo de identificação de pessoas procuradas pela justiça antes que tivessem a chance de causar danos à população, o SAFR foi o escolhido pela cidade, por ser uma solução rápida e precisa em relação ao monitoramento manual.

O software de reconhecimento facial da RealNetworks tem uma taxa de 98,87% de precisão de reconhecimento para faces no mundo real e 98,85% para rostos com máscaras.

O SAFR adicionou maior consciência situacional, detectando facilmente milhares de rostos entre a multidão e comparando-os a uma lista de criminosos registrados no banco de dados oficial da polícia. O monitoramento realizado pelo software não coleta ou armazena nenhuma informação de identificação pessoal.

Ainda com relação à privacidade, o SAFR usa criptografia AES-256 e HTTPS e está totalmente em conformidade com a GDPR - General Data Protection Regulation, que é a base para a LGPD - Lei de Proteção de Dados no Brasil.

Ao longo do perímetro da cidade de Praia Grande, são mantidas mais de 2500 câmeras de segurança para vigilância monitorada, e dentre essas, 180 são integradas com o SAFR. Desde a implementação da tecnologia de monitoramento e alarme na cidade, a taxa de criminalidade caiu mais de 80% nas áreas monitoradas e as invasões em edifícios públicos foram quase eliminadas. De acordo com os profissionais envolvidos no projeto, o software de reconhecimento facial SAFR foi crucial para obter esses ganhos.

“Ao final do dia, quando o resultado dos nossos esforços técnicos resulta na redução dos índices de criminalidade, na melhoria da segurança dos cidadãos e comerciantes locais, fica muito clara a contribuição dos analíticos de vídeo para a sociedade como um todo”, diz Marcelo Victorino, Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios, para LATAM da RealNetworks.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024