A American Tower, especializada em infraestrutura para comunicações, anuncia a implementação da tecnologia XGS-PON em sua rede neutra FTTH em Minas Gerais, permitindo que as operadoras clientes comercializem serviços de até 10 Gbit/s, para usuários residenciais e corporativos. “Como provedores de infraestrutura neutra compartilhada, é muito importante garantir a evolução tecnológica da rede para atender as necessidades não só atuais como futuras das operadoras. Por isso, nossa rede de acesso FTTH já nasceu com a tecnologia no estado da arte, permitindo às operadoras inovar e antecipar as demandas de seus clientes, afirma Abel Camargo, vice-presidente de Fibra e Novos Negócios da American Tower no Brasil.

O XGS-PON é uma evolução tecnológica em relação ao GPON, que hoje domina o mercado nacional. Além do aumento de velocidade, que permite a comercialização de serviços de até 10 Gbit/s para os usuários finais, ela também se diferencia pela capacidade de oferecer serviços simétricos, ou seja, aqueles em que a velocidade de upload para a rede pode ser a mesma que a velocidade de download. A tecnologia permite atender à necessidade de maiores velocidades de upload, cada vez mais identificada por usuários residenciais com a massificação do home office, jogos on-line, educação on-line, telemedicina, realidade virtual, entre outras aplicações. 

O desenvolvimento e implementação da tecnologia contaram com o suporte da Nokia. Após a conclusão dos testes em laboratório, a tecnologia foi rapidamente aplicada em todas as cidades que contam com a operação da rede neutra, sem a necessidade de troca de equipamentos ou investimentos, uma vez que toda a rede já foi planejada considerando as evoluções tecnológicas esperadas para redes PON. “Os clientes já podem comercializar planos com velocidades de até 10 Gbit/s para seus clientes finais, em qualquer cidade onde temos operação. Tendências mundiais indicam que a necessidade de redes com essa capacidade irá se intensificar nos próximos dois a três anos”, complementa Camargo. 

O modelo de negócio de rede neutra FTTH da American Tower é pioneiro no Brasil. Foi lançado em 2019 e consiste em uma infraestrutura de acesso que pode ser compartilhada por várias operadoras para explorar serviços de telecomunicações em fibra óptica para seus clientes finais. “O objetivo é otimizar e racionalizar os investimentos do setor, uma vez que o compartilhamento de uma única rede possibilita custos mais baixos para todos, além de evitar a duplicação de infraestrutura, uso de postes, dutos e consumo de energia”, conclui o executivo.

De acordo com a conferência de resultados do primeiro trimestre de 2021, investimentos em redes de fibra óptica já alcançaram a marca de mais de US$ 1 bilhão nos últimos quatro anos em países da América Latina e da África.

A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Além da operação de fibra óptica, o portfólio conta com mais de 19 mil pontos no Brasil sem fio e uma rede nacional para IoT - Internet das Coisas com tecnologia LoRaWAN. Em todo o mundo, opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio. A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, com matriz nos EUA.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024