A American Tower, especializada em infraestrutura para comunicações, anuncia a implementação da tecnologia XGS-PON em sua rede neutra FTTH em Minas Gerais, permitindo que as operadoras clientes comercializem serviços de até 10 Gbit/s, para usuários residenciais e corporativos. “Como provedores de infraestrutura neutra compartilhada, é muito importante garantir a evolução tecnológica da rede para atender as necessidades não só atuais como futuras das operadoras. Por isso, nossa rede de acesso FTTH já nasceu com a tecnologia no estado da arte, permitindo às operadoras inovar e antecipar as demandas de seus clientes, afirma Abel Camargo, vice-presidente de Fibra e Novos Negócios da American Tower no Brasil.

O XGS-PON é uma evolução tecnológica em relação ao GPON, que hoje domina o mercado nacional. Além do aumento de velocidade, que permite a comercialização de serviços de até 10 Gbit/s para os usuários finais, ela também se diferencia pela capacidade de oferecer serviços simétricos, ou seja, aqueles em que a velocidade de upload para a rede pode ser a mesma que a velocidade de download. A tecnologia permite atender à necessidade de maiores velocidades de upload, cada vez mais identificada por usuários residenciais com a massificação do home office, jogos on-line, educação on-line, telemedicina, realidade virtual, entre outras aplicações. 

O desenvolvimento e implementação da tecnologia contaram com o suporte da Nokia. Após a conclusão dos testes em laboratório, a tecnologia foi rapidamente aplicada em todas as cidades que contam com a operação da rede neutra, sem a necessidade de troca de equipamentos ou investimentos, uma vez que toda a rede já foi planejada considerando as evoluções tecnológicas esperadas para redes PON. “Os clientes já podem comercializar planos com velocidades de até 10 Gbit/s para seus clientes finais, em qualquer cidade onde temos operação. Tendências mundiais indicam que a necessidade de redes com essa capacidade irá se intensificar nos próximos dois a três anos”, complementa Camargo. 

O modelo de negócio de rede neutra FTTH da American Tower é pioneiro no Brasil. Foi lançado em 2019 e consiste em uma infraestrutura de acesso que pode ser compartilhada por várias operadoras para explorar serviços de telecomunicações em fibra óptica para seus clientes finais. “O objetivo é otimizar e racionalizar os investimentos do setor, uma vez que o compartilhamento de uma única rede possibilita custos mais baixos para todos, além de evitar a duplicação de infraestrutura, uso de postes, dutos e consumo de energia”, conclui o executivo.

De acordo com a conferência de resultados do primeiro trimestre de 2021, investimentos em redes de fibra óptica já alcançaram a marca de mais de US$ 1 bilhão nos últimos quatro anos em países da América Latina e da África.

A American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. Além da operação de fibra óptica, o portfólio conta com mais de 19 mil pontos no Brasil sem fio e uma rede nacional para IoT - Internet das Coisas com tecnologia LoRaWAN. Em todo o mundo, opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio. A sede da American Tower do Brasil está localizada em São Paulo, com matriz nos EUA.



Mais Notícias RTI



Cleartech realiza evento gratuito sobre NFCOM em São Paulo

Simpósio acontece no dia 17 de junho e visa orientar prestadoras de telecomunicações na adaptação ao novo modelo fiscal.

12/06/2025


Century vai investir R$ 150 milhões em novo data center em Contagem

57 empregos diretos devem ser criados com o segundo data center em Contagem

09/06/2025


Hostfiber fortalece infraestrutura digital da Cetesb

Órgão de São Paulo vai modernizar as operações e fortalecer sua capacidade técnica e digital.

09/06/2025