O crescimento do home office tem esbarrado num problema sério: muitas empresas não têm notebooks para todos os funcionários. Estes, por sua vez, não têm os equipamentos disponíveis em casa. A Online Data Cloud, empresa que atua há 25 anos no segmento de TI, está oferecendo a opção da virtualização de desktops, serviço que pode replicar todos os aplicativos da empresa no dispositivo (espelhamento) do usuário, não importando seu modelo, tipo ou capacidade, uma vez que todo o processamento e memória ficam na nuvem da empresa. “A máquina só é necessária para a visualização da tela”, diz Adriano Filadoro, diretor-presidente da empresa. Assim, o usuário pode acessar seus trabalhos de qualquer equipamento, como computador, notebook e até mesmo de celular ou tablet. Basta ter acesso à Internet para abrir uma VPN.

"Essa solução não atende somente à falta de notebooks no mercado, mas principalmente permite ao colaborador acessar o ambiente da empresa com todas as aplicações existentes. Ou seja, mesmo remotamente, ao olhar para a tela do computador, é como se ele estivesse em sua mesa de trabalho, com todos os dados de que precisa para dar continuidade a suas atividades de rotina. E o melhor: as equipes internas de TI não precisam se deslocar para realizar a instalação”, diz.

Filadoro explica que o desktop virtual pode ser entregue em qualquer lugar do planeta - favorecendo muito empresas com unidades em outros países. "Com essa solução, mais as ferramentas de colaboração que permitem reuniões virtuais, praticamente inexistem curva de aprendizado e período de transição. É possível trabalhar efetivamente de casa desde já. O cliente cria uma máquina-padrão, com todas as aplicações e dados da empresa, e ela poderá ser duplicada em quantas máquinas for necessário. Também podemos deixar desktops em nuvem em compasso de espera, para que sejam ativados de acordo com a necessidade dos clientes. Isso é especialmente importante para aquelas pessoas que ainda estão trabalhando em posições-chave dentro das organizações. Com esse recurso, elas podem deixar o escritório e continuar seu trabalho perfeitamente de casa, de onde pararam, sem perdas de dados ou problemas de continuidade".

De acordo com o executivo da Online Data Cloud, assim que a ameaça deixar de existir e as pessoas retornarem ao ambiente corporativo, nada do que fizeram em sistema home office será perdido. "Com esse nível de segurança e eficiência, é o melhor que se pode oferecer em momentos de crise como o atual".

A virtualização pode ser implantada em menos em três dias. Caso o cliente já tenha aplicações em nuvens públicas, a Online faz uma conexão em alta velocidade entre os data centers.

O serviço do desktop virtual foi inicialmente estruturado para atender a seus cerca de 200 clientes, mas qualquer empresa interessada pode contratar o serviço.



Mais Notícias RTI



Testes em instalações de cabeamento óptico

Projeto de norma brasileira está em fase final de desenvolvimento.

13/07/2020


Live discutirá gestão de vendas para provedores

Como enfrentar os desafios atuais e pós-Covid nas empresas.

13/07/2020


Vertiv: mercado de infraestrutura continua aquecido

Para empresa, é fundamental garantir a continuidade das operações dos clientes.

13/07/2020