O CDNTV, solução desenvolvida e comercializada pela Technobox Tecnologia, de Porto Alegre, RS, permite aos provedores levar sinais de televisão aos assinantes por meio de uma plataforma de streaming via Internet e também economizar banda. É esse apelo comercial que a empresa está enfatizando junto ao mercado. Por exemplo, 100 clientes assistindo ao Jornal Nacional pelo CDNTV representam um consumo do link de Internet do provedor de 3 Mbit/s. Esses mesmos clientes assistindo pelo Globoplay consomem 300 Mbit/s. “Isso traz uma economia de banda absurdamente alta para os provedores que podem, em tempos de crise, manter os clientes, seus planos e sua fidelidade enquanto economizam recursos”, diz Matheus Cadori, gerente de TI da Technobox.

Segundo ele, o CDNTV possibilita entregar sinais de TV, câmeras de monitoramento e conteúdos lineares, aumentando o tíquete médio entre R$ 10 a R$ 20 por assinante. A empresa pode ainda reduzir os impostos pagos no SVA.

Instalado no servidor do provedor de Internet, o CDNTV busca os canais no headend das emissoras parceiras, faz a recepção dos sinais e a gestão do conteúdo, que poderá ser acessado em celulares, computadores, set top boxes e smart TVs. “A instalação do software é muito e rápida. Se o provedor já tiver um servidor disponível para o serviço, em algumas horas o serviço é concluído. “Passamos todo o conteúdo para o PTT mais próximo do provedor”, diz Cadori.

O CDNTV possui acordo com a maioria dos PTTs do Brasil e principais programadoras de canais abertos e fechados. Qualquer canal pode ser inserido na grade de programação, inclusive os de rádio, das câmeras de monitoramento da cidade, condomínio, igrejas e eventos locais.

Totalmente desenvolvida pela equipe da Technobox, a solução permite gerenciar o acréscimo ou retirada de canais, acessar estatísticas de acesso dos clientes a canais, regras para login e criptografia e regras de usuários. Pode se integrar com sistemas ERP existentes dos provedores.

O CDNTV é atualmente usado por mais de 120 provedores e a procura tem aumentado nas últimas semanas desde que a pandemia foi decretada. “Temos recebido diversas consultas do país todo”, diz. Com isso, a empresa espera ampliar de forma significativa o portfólio de clientes, bem como as cidades atendidas.



Mais Notícias RTI



Brasil pode se tornar hub de IA, mas enfrenta desafio energético

Scala Data Centers alerta para descasamento entre prazos de conexão e demanda de energia.

08/09/2025


Lightera lança soluções ópticas para alta densidade

Empresa aposta em microcabos ultracompactos e DIOs de fusão massiva para atender novas demandas de conectividade.

09/09/2025


NextStream fortalece modelo híbrido de TI na América Latina com foco em colocation e infraestrutura dedicada 

Empresa de data centers aponta que a infraestrutura de TI se torna cada vez mais híbrida em tempos de hiperescala.

08/09/2025