A Tupy, metalúrgica com fábricas em Joinville, SC, e Mauá, SP, anuncia uma parceria inédita com a USP – Universidade de São Paulo para o desenvolvimento de pesquisa em reciclagem de baterias de lítio. O investimento inicial é de cerca de R$ 4 milhões. O projeto de inovação será conduzido por 15 pesquisadores e, ao longo dos dois anos estabelecidos para a pesquisa, o número pode chegar a 20 profissionais envolvidos, entre professores, doutores, mestrandos e técnicos. Além da Tupy e da Escola Politécnica da USP, estão envolvidos na parceria a Fundação USP e a Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação. Hoje, grande parte dos processos de reciclagem de baterias é por pirometalurgia, no qual a matéria-prima é incinerada. Além de consumir muita energia e gerar emissões de carbono, há grande perda na recuperação de materiais, principalmente, do lítio.

A iniciativa faz parte dos estudos que vêm sendo conduzidos internamente, abrangendo diversas tecnologias que têm sinergia com os conhecimentos e segmentos nos quais a empresa atua. “A pesquisa será concentrada na hidrometalurgia, um processo em que a matéria-prima é dissolvida em soluções ácidas e, então, extrai-se a substância desejada. Esse método consome menos energia, gera menos emissões de carbono e possibilita uma maior recuperação de materiais”, diz Élio Kumoto, gerente da Tupy Tech.

Os estudos serão conduzidos no Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração da Escola Politécnica (Larex) e serão coordenados pelos professores Denise Espinosa e Jorge Tenório, ambos com mais de 20 anos de pesquisa em reciclagem de baterias.

A parceria é parte do planejamento estratégico da Tupy, que possui duas novas frentes de trabalho: a Tupy Tech, concentrada em projetos de P&D disruptivo para as oportunidades que possam ganhar ênfase mercadológica e serem escaláveis, e a Tupy UP, que visa converter, acelerar e escalar oportunidades em novos negócios e promover melhorias nos existentes, por meio da inovação e da transformação digital.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024