A Ávato, companhia de serviços e soluções de TI e telecom para o mercado empresarial, concluiu um projeto de uma rede MPLS para a CMPC Brasil, fabricante de celulose branqueada com sede em Guaíba, RS.

O projeto envolveu a construção de três torres de telecomunicações nas regiões de Rosário do Sul e Maçambará. Um dos desafios encontrados pela Ávato foi o de melhorar a rede para agilizar o monitoramento dos hortos da empresa, já que o principal problema apresentado pela CMPC são os incêndios ocasionados nas florestas pela falta de chuva ou por ações do homem.

Depois de analisada, a solução encontrada para o monitoramento dos incêndios foi a implementação da rede MPLS da Ávato, integrada até a unidade industrial, com objetivo de um maior monitoramento florestal através de voz, imagem e dados. A prioridade é a segurança, onde é possível monitorar as florestas para detectar focos de incêndio a longa distância, além de proporcionar a comunicação entre as equipes de torristas, caminhões e escritórios até a empresa, que cobre praticamente mais da metade do Rio Grande do Sul.

“Hoje estamos com o projeto finalizado. Em menos de 90 dias, entregamos aproximadamente 31 pontos por meio de rede MPLS”, explica Héctor Saravia, responsável da Ávato pelo início da operação.

“Atender as 13 primeiras torres da CMPC foi muito desafiador para os times envolvidos, pois dependíamos da logística de todos os equipamentos necessários para a execução, encurtando ainda mais o nosso tempo. A primeira ação foi definir os perímetros e frentes de ataque para delegar as atividades às equipes de infraestrutura. Fizemos sprints bem curtos, muitas vezes duas por dia, onde nossa margem de erro era quase nula. Tivemos apoio mútuo de todas as áreas da empresa e concluímos a primeira etapa no dia 30 de dezembro de 2020”, finaliza Joel Bueno, gerente da Ávato no projeto.



Mais Notícias RTI



Naxi lança planos de Internet de até 6 Gbit/s para clientes residenciais

Provedor de Jaraguá do Sul utiliza tecnologia XGS-PON da Venko Networks.

14/01/2022


Santa Catarina terá programa para levar fibra óptica ao meio rural

Investimentos previstos são de R$ 100 milhões nos próximos dois anos.

14/01/2022


Scala Data Centers inicia construção simultânea de dois data centers no Brasil

Sites entrarão em operação ainda em 2022.

18/01/2022