A Think Circular, solução desenvolvida pela Circular Brain que digitaliza a operação de recicladores e operadores de resíduos, é a primeira plataforma digital de gestão de manufatura reversa de equipamentos eletroeletrônicos certificada pela ABNT NBR 16.156:2013.
A certificação ocorreu no final de março e a consagra como parceira prioritária do mercado de reciclagem de eletroeletrônicos. “Utilizamos a nossa experiência na operação de resíduos eletrônicos para desenvolver uma plataforma completa, capaz de atender todas as necessidades dos operadores de resíduos. Desde a entrada das informações, cadastramento dos clientes, até o rastreamento total da carga, entre outras funções. O certificado ABNT da Think Circular é o atestado do nosso compromisso e da nossa seriedade junto ao mercado de reciclagem e aos desafios para o desenvolvimento de um mundo cada vez mais sustentável”, afirma Marcus Oliveira, CEO da Circular Brain.
A norma ABNT estabelece requisitos e procedimentos para proteção ao meio ambiente, para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho e proteção de propriedade intelectual e informações na atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos. Conforme o Decreto Lei Nº 10.240:2020, estar em conformidade com a norma é requisito para que operadores e recicladores possam participar regularmente de sistemas de logística reversa.

A plataforma Think Circular está capacitada para atender todas as necessidades de operadores de resíduos e recicladores, de ponta a ponta do processo. Trata-se de uma solução que digitaliza totalmente a operação dos recicladores, desde a gestão dos clientes, emissão de MTRs e CDF, gestão operacional com rastreabilidade total, controle de estoques e resultado por OS, por exemplo.

Por meio de telas interativas, os operadores, graças ao uso da tecnologia, podem realizar a gestão sobre os documentos, os procedimentos e requisitos da norma de maneira simples e automatizada, controlando a descaracterização, balanço de massas e rastreabilidade e a disposição final das frações.

Todas essas funcionalidades oferecidas pela plataforma tornam o acesso à certificação de sua operação mais fácil e garante maior segurança para os seus clientes.

“Com a certificação da Think Circular pela ABNT, estamos dando um passo importante para o estabelecimento de uma rede nacional de operadores qualificados para sistemas de logística reversa, bem como ajudamos a viabilizar a comercialização de créditos de reciclagem, para aumentar a taxa de reciclagem no país”, explica Fernando Perfeito, CGO da Circular Brain.

Fundada em dezembro de 2019, a Circular Brain é uma startup que utiliza a tecnologia para promover a economia circular de produtos eletrônicos e produtos complexos. Tem como objetivo criar soluções digitais para a economia circular, visando ser o agente promotor da circularidade nos ciclos de consumismo mundiais.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024