A Oi e a Mob Telecom assinaram um memorando de entendimento para operação conjunta nas expansões dos projetos de Internet via fibra. Pelo acordo, a Mob terá acesso ao backbone da Oi em cidades do Norte e Nordeste e a Mob fica responsável por todas as etapas dos serviços aos clientes, como atendimento, oferta de produtos, canais de venda, faturamento e cobrança, além da instalação da última milha de fibra até a residências. A parceria inaugura um novo ciclo para a atuação da Oi no mercado de atacado, um dos pilares de seu plano estratégico, que tem como prioridade a expansão do serviço de fibra de alta velocidade em todo o Brasil. O objetivo da companhia é garantir um mix de receitas em áreas como conexões IP, “Fiber to the City”, “Fiber to the ISP” e “Fiber to the Tower”, que devem ter crescimento expressivo com a expansão da banda larga de alta velocidade em fibra e do 4,5G e 5G. Além do projeto piloto com a Mob Telecom, a partir do segundo semestre a Oi pretende levar esse modelo de parceria para outros pequenos e médios provedores em todas as regiões do país, com o desenvolvimento também de um modelo de franquias.

No projeto piloto, a Oi fornecerá o backbone e a transmissão, garantindo resiliência, caching de conteúdo e melhor latência da sua rede para o parceiro. Em uma segunda etapa, a Oi prevê uma evolução para o modelo mais tradicional de franquia, no qual além de ter acesso ao uso da rede e transmissão da Oi, o parceiro terá direito ao uso da marca e portfólio padronizado, que também será responsável pelas áreas de atendimento, faturamento e cobrança.

Para a Oi, o segmento de atacado é uma das prioridades do plano estratégico de transformação da companhia, que conta com infraestrutura de mais de 370 mil quilômetros de rede de fibra óptica.  “Temos enorme capilaridade e capacidade de atender o mercado com abrangência e resiliência inigualáveis. Essa infraestrutura, não replicável, constitui um diferencial estratégico que possibilita à Oi uma qualidade superior no atendimento a empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, provedores de internet e empresas de infraestrutura envolvidas na cadeia de prestação desses serviços, e pretendemos intensificar a captura de oportunidades proporcionadas por essa vantagem competitiva”, explica o CEO da Oi, Rodrigo Abreu.

A Mob Telecom está presente em 15 estados do país, com atuação forte nos segmentos B2B, atacado e de banda larga em pequenas e grandes cidades. Segundo as empresas, suas redes são complementares, garantindo robustez aos backbones das duas companhias no Norte e no Nordeste. Além disso, a Mob Telecom e Oi já têm um modelo de parceria no segmento de B2B desde 2018, com o projeto de conectividade do Banco do Nordeste, entregue em 2019.   

“Temos sinergia de gestão, o que facilita o desenvolvimento dos nossos projetos. Além disso, compartilhamos do mesmo ideal de levar desenvolvimento social, por meio da internet, para a população brasileira”, diz Salim Bayde Neto, CEO da Mob Telecom, acrescentando que recentemente mudou sua área de atacado de Fortaleza para São Paulo para ficar mais próxima da Oi e do mercado.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024