Consolidado entre os maiores Pontos de Troca de Tráfego Internet do mundo, o IX.br ultrapassou alcançou o recorde de 11 Tbit/s de pico de tráfego no dia 23 de março e já está perto de 11,5 Tbit/s. O IX.br (Brasil Internet Exchange) é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que cria e promove infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.

"O IX.br tem registrado um crescimento muito expressivo nos últimos meses. O tráfego agregado cresceu 60% de um ano para cá e segue em expansão. Registrou um aumento de 43% em seis meses, e 25% nos três últimos", destaca Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Na avaliação de Kashiwakura, um conjunto de fatores contribuiu para o aumento do tráfego Internet. "Os picos de 10 e 11 Tbit/s eventualmente acontecem num momento em que, devido à pandemia do Covid-19, mais pessoas passaram a acessar a Internet para fins como trabalho remoto, estudo a distância, além da busca por entretenimento, como streaming de vídeos e jogos. Esse contexto reforça um marco importante para o IX.br, mas não deve ser visto de forma isolada, pois tem-se observado um crescimento uniforme e significativo na curva de aumento do tráfego Internet nos PTTs", considera.

Entre as razões está o número crescente de provedores conectados aos PTTs do NIC.br – hoje são cerca de 2.500 participantes, incluindo ISPs, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo, CDNs, redes acadêmicas, de pesquisa, de governo e empresas. O investimento que muitos Sistemas Autônomos (ASs, do inglês Autonomous Systems) têm feito para ampliar sua participação no IX.br também se destaca. "O PTT de São Paulo é um hub de conteúdo para a América Latina. Temos cada vez mais empresas estrangeiras e CDNs trocando tráfego no IX.br, além de muitos ASs investindo para ampliar a capacidade instalada", afirma Kashiwakura. O PTT de São Paulo é o maior do mundo em número de redes interligadas e o terceiro maior considerando-se o tráfego de dados. Outro fator responsável por impulsionar o tráfego Internet no Brasil é o aquecimento do mercado de streaming de vídeo, com um número maior de empresas atuando no setor e a ampliação da oferta de conteúdo.



Mais Notícias RTI



Agora Telecom adquire Fit Network para reforçar atuação em videomonitoramento

Aquisição irá incrementar vendas de soluções de segurança eletrônica.

29/06/2020


Vero Internet anuncia aquisição da MKA Telecom

Com o investimento, grupo com atuação em Minas avança para o Sul.

29/06/2020


Eaton fecha acordo com Klint para distribuição de sistemas de energia

Parceria inclui UPS monofásicos e trifásicos, módulos de baterias, placas de conectividade, ePDus - enclosure power distribution units e acessórios.

29/06/2020