A Comba Telecom, fornecedora mundial de sistemas de comunicação e soluções wireless, lançou a plataforma Open-RAN multi-RAT, multibanda RRU - Remote Radio Unit, para as frequências de 1800 e 2100 MHz. Segundo a empresa, a plataforma é a primeira do mercado e auxiliará na evolução da tecnologia, permitindo uma ampla adoção de padrões abertos em todo o mundo.

O design da nova RRU foi pensado para minimizar o TCO – custo total de propriedade para redes neutras e de operadoras nas implantações de estação radiobase. Projetada para assegurar uma interoperabilidade de alta eficiência, a RRU trabalha com potência de saída 320 W, 4T4R multibanda e multi-RAT, características importantes que simplificam os projetos e agilizam as implementações. Além das vantagens na dinâmica da infraestrutura com a redução de itens na rede, a solução minimiza o impacto ambiental, reduz o consumo de energia e custos de manutenção do site e alcança níveis de cobertura com desempenho de alta qualidade.

O lançamento é visto como uma novidade para a indústria Open RAN, sendo o primeiro equipamento com funcionamento de alta eficiência multi-RAT GSM/UMTS/LTE/5G NR do mercado, o que facilita as atualizações das redes já existentes. O rádio 4T4R suporta duas portadoras LTE/5G NR por banda e compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), permitindo que as operadoras atendam às demandas emergentes de tráfego 5G sem comprometer o serviço LTE.

Segundo Annabel Huo, diretora executiva, vice-presidente sênior do grupo e presidente da Comba Telecom International, a empresa vem trabalhando ativamente em parceria com os principais players do mercado, construindo alianças e participando em inúmeros testes no ecossistema Open RAN, tanto em laboratórios, como em rede de operadoras em diversos países. Através desses testes, as RRUs da Comba foram acreditadas por organizações que comprovaram ser equipamentos econômicos e adequados para implantações em larga escala. As soluções Open RAN da Comba estão tomando forma com a inclusão de recursos técnicos que já visam as demandas futuras do mercado. Espera-se que o lançamento da RRU multibanda e multi-RAT impulsione uma crescente adoção de Open RAN em escala global e construa mais casos em diferentes cenários. Analisando o crescimento massivo do mercado de Open RAN para os próximos anos, as tecnologias abertas estarão maduras o suficiente para uma implantação global”, diz.

O portfólio de soluções para Open RAN da Comba inclui banda para rádios de alta e baixa potência considerando cenários multisserviço e redes heterogêneas em áreas urbanas, suburbanas, rurais ou até mesmo redes privadas indoor.

Com sede em Hong Kong, unidades fabris na China e centros de P&D na China e nos Estados Unidos, a Comba Telecom fornece soluções para clientes em mais de 100 países e regiões ao redor do mundo.






Mais Notícias RTI



EMAE investe R$ 25 milhões para atualizar parque tecnológico

Melhorias incluem infraestrutura de rede, cabeamento e data center.

04/05/2021


Algar Telecom e Coprel Telecom fecham parceria para ampliar capacidade de rede

Colaboração tem o objetivo de ganhar em escala e tempo de resposta na comunicação de dados.

03/05/2021


DWDM para provedores será tema de live na próxima quarta

Debate terá participação de especialistas do setor e será mediado por Ronaldo Couto.

03/05/2021