A Abrint - Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações vem trabalhando há mais de um ano na atualização de munícipios que possuem backhaul de fibra com o intuito de ajudar a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, que não possuía essas informações atualizadas. Com base na campanha da associação, a Anatel acaba de publicar a lista inteirada.
A listagem original da agência reguladora dizia que mais de 1600 municípios não possuíam backhaul, mas com a ajuda de atualização da Abrint, desses municípios, 620 deles já possuem a infraestrutura, o que significa que o investimento do dinheiro público não será duplicado nessas localidades.
“Essa campanha que a associação vem fazendo para atualizar as cidades que possuem ou não o backhaul de fibra é de extrema importância para que a Anatel seja assertiva na alocação das obrigações de investimento”, expõe Alessandra Lugato, diretora executiva da Abrint.
No anexo XV do documento, o órgão traz orientações de tratamento preferencial aos municípios listadas na implementação de backhaul, estando elegíveis para o compromisso de construção das redes (backhaul e backbone). Ao todo, a Anatel identificou ausência da fibra óptica em 933 cidades, sendo que em 26 não foi possível atribuir rotas de rodoviárias, restando, portanto, 908 municípios aptos a receberem a infraestrutura.
Os 908 municípios no relatório deverão ser priorizados para que tenham infraestrutura adequada no momento da finalização do edital do 5G.
Mais Notícias RTI
Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.
22/04/2025
Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.
21/04/2025
Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.
22/04/2025