A Lumiun, empresa especializada em soluções de segurança e controle de acesso à Internet, no mercado desde 2016, está lançando o Lumiun ISP, um filtro de DNS em modelo SVA para provedores de Internet. “O novo produto foi desenvolvido para atender uma demanda que partiu das próprias operadoras regionais, que buscavam uma ferramenta de controle de navegação simples e fácil de usar para oferecer a seus assinantes”, conta Heini Thomas Geib, diretor e um dos fundadores da Lumiun.

Segundo ele, a empresa já fornece DNS otimizado para quase 500 clientes em todo o país, com a solução Lumiun Box voltada para o mercado corporativo. Agora, a nova versão que está sendo apresentada traz como novidades a integração à operação dos provedores e o modelo de negócios como serviço de valor adicionado, de forma a viabilizar o investimento com o benefício das vantagens fiscais (SVA).

O Lumiun ISP funciona por filtragem de consultas DNS. As requisições originadas pelos clientes são encaminhadas ao servidor DNS instalado no provedor. No sistema, há um painel de gerenciamento totalmente ajustável. O próprio assinante pode ativar a proteção e bloquear sites e aplicativos considerados nocivos ou incoerentes com o momento do acesso e downloads de arquivos suspeitos, evitando infecção de malwares, vazamentos e perdas de dados. Segundo o executivo, o painel de controle é amigável, acessível em desktop ou dispositivo móvel. “Com o recurso, os usuários residenciais têm muito mais tranquilidade, pois passam a proteger seus filhos de exposição a conteúdos de violência e pornografia”, afirma. E nos assinantes empresariais, os colaboradores podem ter mais foco nas atividades relevantes e menos tempo desperdiçado em sites fora do escopo do trabalho, além de reduzir riscos de ataques cibernéticos.

O Lumiun ISP é integrado ao software de gestão (ERP) da empresa de Internet, que pode personalizar a interface com seu logotipo, imagens e cores. Além do servidor DNS, que deve ficar instalado no data center do provedor, em máquina dedicada ou virtual, a Lumiun oferece a consultoria e suporte técnico para implantação do serviço.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026