Os grupos geradores Cummins Power Generation agora contam com a sala de testes de engenharia dedicada para validação de novos equipamentos e/ou atualizações de produtos da marca. A Cummins Brasil acaba de inaugurar esse novo espaço na planta localizada em Guarulhos, SP, em uma área de 240 m2. Com investimentos da ordem de R$ 4 milhões para aquisição de equipamentos e novas instalações prediais, o espaço conta com sala de testes indoor, sala de controle e área externa para ensaios.

A nova sala de testes é capaz de realizar ensaios de grupos geradores de até 1000 kW em temperatura ambiente controlada, que pode chegar até 50ºC. O sistema de insuflamento é responsável por fazer o controle da temperatura e da contrapressão, de até 2 polegadas de água, para verificação do fluxo e vazão de gases.

São 26 testes no total; entre os mais relevantes, o teste de potência, vibração linear e torsional de controle, qualidade de energia elétrica, ensaio do sistema de arrefecimento e dos componentes que podem ser submetidos a testes individuais. “Para atender às especificações da Cummins, desenvolvemos uma área externa dedicada à realização de teste de nível de ruído”, afirma Tancredo Neris, supervisor de Engenharia de Produto da Cummins Power Generation.

“Mais recursos para validação em ambiente totalmente flexível e dedicado com coleta de dados vão nos proporcionar também mais autonomia para o desenvolvimento de novos produtos”,  afirma Caio Cesar Ridigolo, engenheiro de Produto Sênior da Cummins Power Generation Brasil.
“A obtenção de dados vai nos permitir realizar avaliações mais minuciosas e os testes também irão variar de acordo com o nível do projeto. Os ensaios para atualização de um equipamento, por exemplo, podem ser tão complexos quanto o desenvolvimento de um novo produto”, reforça o engenheiro.

Automatizada, a nova sala traz ainda infraestrutura completa de segurança, com controle de acesso e de todo o processo por meio da sala de controle, além de câmeras (seis internas e três externas) para visualização da operação. O projeto brasileiro atende ao mesmo padrão de desempenho das demais salas de testes dedicadas da Cummins Power Generation, nos EUA, Índia, Inglaterra e China.

A Cummins Brasil produz os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, filtro e controlador. A Cummins oferece modelos específicos que variam entre 53 e 750 kVA, fabricados no Brasil, com elevado índice de conteúdo local.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

15/09/2025