O Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações anunciou a criação do CxSC Telecom – Centro de Segurança Cibernética. Com foco de atuação no mercado, governo e, principalmente, no cidadão, o CxSC Telecom buscará fortalecer a cultura voltada à segurança cibernética, tanto no Brasil como no exterior, além de desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da educação, pesquisa aplicada, testes, certificações e serviços.

“Se conseguirmos levar ao mercado e ao governo tecnologias e suporte dentro da área de segurança cibernética, estaremos cumprindo nossa missão, que também tem como foco conscientizar o cidadão de que essas ferramentas são vitais para que possamos ter o avanço das tecnologias nos próximos anos”, destaca Carlos Nazareth Motta Marins, diretor da instituição.

Dentre as iniciativas do novo centro, estão previstos o desenvolvimento de processos, soluções, normalização, testes e certificações na área; estudos, relatórios e propostas de melhores práticas e protocolos de testes de segurança cibernética em dispositivos e redes de telecomunicações; apoio ao desenvolvimento de novas empresas voltadas ao segmento; além da promoção de cursos e capacitações sobre o tema.

Para a consolidação do Centro de Segurança Cibernética e viabilização de todas as ações propostas, o Inatel busca apoio financeiro e institucional de empresas públicas e privadas, associações, entidades governamentais nas esferas municipal, estadual ou federal, com a garantia da seriedade e compromisso sempre presentes nas iniciativas do Instituto.

“O centro é uma iniciativa do Inatel, mas tem a proposta de trazer o maior número de parceiros possíveis para que possamos desenvolver uma iniciativa conjunta. A proposta é de que ele seja de todo o mercado, da sociedade, do governo e dos agentes que fazem parte da nossa sociedade de tecnologia de informação e comunicação. Para isso precisamos de apoio econômico, financeiro e institucional de empresas e de entidades públicas e privadas que possam se associar e consequentemente levar à frente esse projeto, que temos certeza de que será um empreendimento de bastante sucesso”, ressalta o diretor.

Empresas, instituições e demais entidades interessadas em apoiar o desenvolvimento do CxSC Telecom Inatel podem acessar o edital pelo link: https://bit.ly/2PpGOiQ.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024