Rondônia está reforçando a segurança pública com a adoção de 265 veículos especiais, que contam com videomonitoramento, suporte de armamentos, rastreador por satélite, rádios digitais e possibilidade de acompanhamento remoto por aplicativo. Dessas viaturas, 19 receberam também inteligência artificial e sistema de videomonitoramento para reconhecimento facial e de placas.

O processo de customização das viaturas foi uma demanda da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio de licitação, vencida pelo consórcio formado pelas empresas TB e Tecway. O consórcio buscou as melhores opções no mercado para cada uma das demandas e escolheu a Dahua Technology para as soluções de videomonitoramento e inteligência artificial.

As soluções adotadas em Rondônia irão gravar em vídeo e em áudio todo o trabalho dos policiais, com monitoramento interno e externo e visão 360 graus. “As tecnologias de videomonitoramento e de reconhecimento facial vão reforçar outras ações desenvolvidas na área da segurança pública de Rondônia. Quisemos embarcar esses recursos nas viaturas para dar qualidade aos serviços e ampliar a proteção dos cidadãos’’, afirma o secretário de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.

As soluções de IA implementadas nas viaturas são capazes de capturar, processar e reconhecer faces e placas em tempo real, com o processamento de imagens na própria viatura. Em caso de pessoa ou veículo procurado, há um sistema para alertar a central de monitoramento do Estado, mesmo que ocorra problema de conexão. A partir de então, são seguidos os protocolos de busca. A solução visa aumentar a eficiência do uso de viaturas e a capacidade policial.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024