A HE-NET, provedora de serviços de telecomunicações da Bahia (a maior do estado em número de assinantes, de acordo com o ranking da Anatel), está investindo na ampliação da capacidade de transmissão de dados de sua malha óptica em cidades importantes das regiões sul e sudoeste do estado, um total de mais de 2500 quilômetros de redes ópticas. A provedora está instalando transponders Padtec da geração de 200 Gbit/s.

Para Helder Araujo, diretor executivo da HE-NET, em um cenário em que milhares de dispositivos se comunicam com a rede a cada minuto, o investimento em infraestrutura de alta capacidade é cada vez mais necessário para atender às demandas por uma experiência única de conectividade. “Nos últimos anos, a HE-NET tem-se destacado como o provedor com serviços de banda larga de maior velocidade em sua área de cobertura, de acordo com os principais sites de medição do país”, conta o executivo.

Para iluminar as novas rotas do provedor na Bahia (dois anéis ópticos que conectam os principais municípios do sul e sudoeste do estado), a Padtec forneceu transponders de 200 Gbit/s, amplificadores ópticos e sistemas de proteção de rota. Forneceu também a solução OTDR - Optical Time-Domain Reflectometer, que permite que os operadores controlem, remotamente e de forma automática, o desempenho de suas redes ópticas por longas distâncias, produzida pela Padtec com tecnologia desenvolvida pela Viavi, fornecedora de soluções de teste e monitoramento de redes.

A HE-NET conta, ainda, com a plataforma Padtec NMS+, que permite monitorar e gerenciar em tempo real o tráfego de dados em suas novas rotas ópticas DWDM. Roberto Nakamura, diretor de Tecnologia da Padtec, destaca como uma das vantagens da plataforma a possibilidade de gerenciar, no mesmo ambiente web, produtos da Padtec de gerações tecnológicas diferentes. “Com a NMS+, os servidores ficam preparados para acompanhar o crescimento e a modernização de redes DWDM, incorporando novas tecnologias e produtos”, afirma o executivo.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024